As Bahias sobem ao palco do Rec-Beat (Edu Pimenta/Divulgação).

O festival Rec-Beat divulgou a programação completa da edição deste ano. Entre os destaque estão Rashid, Jards Macalé, que traz ao Recife seu show de comemoração aos 50 anos de carreira, o grupo As Bahias e a Cozinha Mineira e a rapper Inna Modja.

O Festival Rec-Beat acontece entre os dias 25 e 28 de fevereiro no Cais da Alfândega, durante os quatro dias do Carnaval, de graça.

Jards Macalé vem ao Recife para comemorar 50 anos de carreira, em um show que traz sucessos como “Vapor Barato”, “Movimento dos Barcos” e também novidades como a trilha que fez para Big Jato, mais recente longa de Cláudio Assis. Macalé reforça uma tradição do Rec-Beat que é celebrar a importância de nomes relevantes da história da MPB, mas cuja sonoridade ainda se mantém moderna.

Rashid, outro destaque do lineup este ano, é um dos nomes mais conhecidos do rap brasileiro atual e traz ao palco do festival o show de A Coragem da Luz, seu novo disco. Fizemos uma resenha dele aqui.

Fortalecendo o time de destaques da nova cena independente, o Rec-Beat traz O Terno, power trio paulistano que é hoje um dos expoentes do rock no país. Eles fazem o lançamento do disco Melhor do Que Parece, uma união da MPB orquestrada com indie-rock. Outro destaque vem do Sergipe, The Baggios, duo guitarra/bateria que busca no rock sessentista, no blues e na MPB as referências para o seu som pesado.

O Rec-Beat faz a estreia no Recife do ÀTTØØXXÁ, dupla de Salvador que atua no Bahia Bass, movimento que traz para o pagodão baiano elementos inovadores da música eletrônica mundial, como trap, ragga e dubstep. Vai ter também As Bahias e a Cozinha Mineira, combo que trabalha o soul e o pop com destaque para o poder vocal de suas integrantes e letras que falam contra a homofobia, transfobia e machismo.

Inna Modja, nome forte do hip hop hoje. (Foto: Marco Conti Šikić/Divulgação).

A nova cena pernambucana está bem representada no Rec-Beat este ano. Vitor Araújo apresenta seu disco, Levaguiã Terê, onde une ao piano elementos percussivos e ritmos vindos do Candomblé. A Wassab, banda formada por Juliano Holanda, Hugo Linns e Gilu Amaral sobe ao palco junto com a cantora e dançarina Flaira Ferro. O espetáculo promove um diálogo entre psicodelia, timbres exóticos e uma pitada de dança. Teremos ainda a banda Marsa, que lançou o trabalho de estreia Circular Movimento, de forte inspiração tropicalista.

Na escalação internacional, o festival apresenta Inna Modja, que chega ao Recife como um dos nomes mais celebrados do hip hop atual. Cantora e artista plástica do Mali ela apresenta uma conexão com as raízes africanas e letras que denunciam violência contra a mulher e injustiças sociais em seu país. Tem ainda La Dame Blanche, cantora cubana com formação em jazz que promove uma união entre o som tradicional da ilha caribenha com rap, ragga e rock. O Dez Mona, da Bélgica, traz um show performático onde o jazz, gospel e o rock experimental se encontram.

Da América do Sul o Rec-Beat traz a revelação da Colômbia, o Los Pirañas, som dançante com referências de brega romântico e rock dos anos 1960 e 70. A Morbo Y Mambo, da Argentina, aposta no free-jazz e no dub e o Negros de Harvar, nova banda de Chile une rimas sobre a realidade social do país com a forte tradição rítmica da salsa, cumbia, cha cha cha, merengue e bachata.

Das seis bandas internacionais que se apresentam este ano quatro são inéditas no Brasil. Veja a escalação completa:

Sábado, dia 25/02/17
20h – DJ Rimas.INC (PE)**
21h – The Baggios (SE)
22h – Seu Pereira e Coletivo 401 (PB)
23h10 – O Terno (SP)
00h30 – ÀTTØØXXÁ (BA)

Domingo, dia 26/02/17
15h – Recbitinho: Cordel Animado e Cia Fátima Freitas (Frevo)*
19h30 – Dj Gustavo Pontual (PE)**
20h – Marsa (PE)
21h – Craca e Dani Nega (SP)
22h – Negros de Harvar (Chile)
23h10 – Rashid (SP)
00h30 – Morbo Y Mambo (Argentina)

Segunda, dia 27/02/17
15h – Recbitinho: Cordel Animado e Cia Fátima Freitas (Caboclinho)*
19h30 – Dj Guilherme Gatis (PE)**
20h – Dez Mona (Bélgica)
21h – Vitor Araújo (PE)
22h – La Dame Blanche (Cuba)
23h10 – As Bahias e a Cozinha Mineira (SP)
00h30 – Los Pirañas (Colombia)

Terça, dia 28/02/17
15h – Recbitinho: Cordel Animado e Cia Fátima Freitas (Pierrô e Colombina)*
16h – Recbitinho: Bandalelê e bloco Balança Rolhinha*
19h30 – DJ Bernardo Pinheiro (PA)**
20h – Flaira Ferro & Wassab (PE)
21h – Quartabê (SP)
22h – Teto Preto (SP)
23h10 – Inna Modja (Mali)
00h30 – Jards Macalé (RJ)

Sem mais artigos