O RETORNO CULT DE ODAIR NO REC BEAT
Terror das empregadas, Odair José se surpreende com a quantidade de fãs na casa dos vinte e anuncia novos disco produzido por Zeca Baleiro

Por Marta Souza
Da Revista O Grito!, no Recife

Quando a programação do Rec-Beat 2011 foi divulgada na semana passada, uma das 22 atrações se destacou entre as demais. A produção do evento surpreendeu colocando Odair José no considerado dia mais cult do festival, ao lado de Marcelo Jeneci (SP) e Handsome Furs (Canadá). Com certeza, parte dos frequentadores do Rec-Beat deve ter se perguntado quem era aquele estranho no ninho ao ver o nome de Odair na lista de apresentações, já que a maioria não era nem nascida quando o cantor chegou ao auge de sua carreira.

+ Rec Beat 2011: A volta do Handsome Furs; leia entrevista
+ Programação completa do evento
+ Marcelo Jeneci é destaque deste ano

Conhecido como o “terror das empregadas” e ídolo das “classes sociais menos favorecidas”, o estilo brega sertanejo das músicas de Odair José nos anos de 1970, agora é um genêro cult. Aos 62 anos, o cantor e compositor gosta da ideia de ter um público jovem. “Após 40 anos de carreira, eu estou fazendo uma média de seis shows por mês e cinquenta por cento do meu público é de jovens”, disse em entrevista à Revista O Grito!, por telefone. São jovens com pouco mais de 20 anos que cantam as letras das músicas.Eu fico muito feliz de ver que a garotada dessa geração escutam minhas canções. É bom saber que ela ainda continua fazendo sucesso com o passar do tempo”, disse o cantor.

Antes de se tornar um ícone cult, Odair José já excursionou pelo country de raiz de Hank Williams e Johnny Cash em seus primeiros discos, além de ter experimentado um ópera-rock na música O Filho de José e Maria, chegando a ser rotulado como o “Bob Dylan Brasileiro”. Com mais de 30 álbuns de estúdio, em 2006 as canções dele foram regravadas por artistas como Pato Fu, Mundo Livre S/A e Zeca Baleiro e reunidas no álbum Vou Tirar Você Desse Lugar: Tributo a Odair José, com o intuito de apresentandar o legado do cantor a uma nova geração.

Odair, que é original de Goiânia, se apresenta pela primeira vez no carnaval do Recife no dia 7 de março (terceiro dia do Rec-Beat) e promete um show repleto de sucessos como “Eu Vou Tirar Você Deste Lugar”, “Eu, Você e a Praça”, “Pare de Tomar a Pílula” e “Cadê Você”, além das canções do novo álbum Praça Tiradentes. “Recebi o convite da produção do Rec-Beat depois de me apresentar em um festival em Belém (PA), com o pessoal do Dead Lover’s Twisted Heart. Será um prazer tocar em Recife. Infelizmente só terei, em média, 50 minutos de show para encaixar novas e antigas canções, mas tenho certeza que será uma noite legal”, disse.

O novo álbum deve chegar às lojas depois do carnaval e está sendo produzido por Zeca Baleiro, que divide os vocais com Odair na faixa principal “E depois volte pra mim”, feita em homenagem à ex-garota de programa Bruna Surfistinha. Para saber mais sobre outras atrações e a programação do Rec-Beat 2011 entre no site recbeat.uol.com.br. [Marta Souza]

Assista ao vídeo gravado em um show no Rio de Janeiro com a música de maior sucesso da carreira de Odair José, Pare de Tomar a Pílula:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=a9KrFeQaC8M[/youtube]

Sem mais artigos