Córdula acabou se transformando na memória dos artistas olindenses (Foto: Chico Ludermir / Agência Pavio)

Córdula acabou se transformando na memória dos artistas olindenses (Foto: Chico Ludermir / Agência Pavio)

Raul Córdula é um dos artistas mais conhecidos de Olinda – sua importância é tanto pela obra que desenvolveu desde os anos 1970 quanto pelo trabalho que faz em registrar e catalogar todos os artistas plásticos olindenses. Ele lança um novo livro Utopia do Olhar, um glossário com nomes veteranos e contemporâneos da Cidade Alta.

Córdula reúne nesse novo livro textos escritos desde 1976. Nomes como Adão Pinheiro, Antenor Vieira de Mello, Bajado, Guita Charifker, Janete Costa, João Câmara, José Barbosa, José Tavares, Liliane Dardot, Maria Carmem, Paulinho do Amparo, Samico, Tereza Costa Rêgo, Tiago Amorim, Ypiranga Filho integram o livro. O mais interessante da obra é ver como Olinda se desenvolveu para uma cidade atrativa para artistas de várias partes do Brasil.

O próprio Córdula chegou em Olinda na adolescência nos anos 1950, vindo de João Pessoa. “Eu saía de João Pessoa, de ônibus e descia no Varadouro”, relembra. “Essa história continua até hoje: artistas chegando, ateliês se montando, movimentos acontecendo, museus e outras instituições culturais se instalando, galerias, oficinas de gravura, litogravuras, xilogravuras, tipografias, coleções, restaurações, curadorias, programas oficiais e associações de artistas. A cidade do artista foi-se construindo assim. Esta utopia do olhar assim se formou o tomou conta dos sonhos dos que dela hoje participam”, diz ele em um trecho da obra.

O material levantado para a obra foi tão grande que Córdula teve a ideia de um outro projeto, ainda sem data prevista, voltado apenas para personagens interessantes de Olinda. Se chamará Olindenses, fazendo referência ao famoso livro de James Joyce, Dublinenses.

O lançamento do livro será dia 26 de julho. A tiragem de 1 mil exemplares será voltado para instituições culturais, bibliotecas e escolas. No site do artista o livro também estará para download gratuito.

Sem mais artigos