Foto: Gregoire Bouquet.

A rapper cubana La Dame Blanche é a mais nova atração confirmada no Rec-Beat este ano. Nome da nova geração da música feita em Cuba, ela conecta o hip hop com a tradicional sonoridade da ilha.

Blanche lançou um ótimo disco em 2014, Piratas, que a fez conhecida na Europa e EUA. Hoje baseada na França ela traz ainda elementos de cumbia, reggae e dancehall, tudo embalado por uma voz de cantora de jazz.

No ano passado ela lançou o aguardado segundo disco, batizado de La Dame Blanche 2, onde explorou ainda mais suas raízes latinas e o intercâmbio com o hip hop. A direção musical foi de Marc Babylotion Damblé, que já trabalhou com os Orishas e Amadou & Mariam. Em seguida saiu uma versão com remixes do álbum.

La Dame Blanche, cujo nome de batismo é Yaite Ramos Rodriguez, nasceu em Havana em meio a uma família de músicos. Seu pai, Jesus “Aguaje” Ramos, é um trombonista conhecido e diretor da Orquestra Buena Vista Social Club. Vários de seus parentes fazem parte da nata da música tradicional cubana.

Crescendo com essas referências fortes, Yaite adicionou o poder da urban music ao seu som. Formada como cantora de jazz ela se apropriou da cadência do rap para fazer um som que conecta raízes e inovação com personalidade.

Veja o clipe de “Esa Noche” e ouça o novo disco via Bandcamp.

Além de La Dame Blanche, o Rec-Beat já confirmou a atração colombiana Los Pirañas e o quarteto brasileiro Quartabê.

O Rec-Beat acontece no Carnaval, dias 25 a 28 de fevereiro, no Paço Alfândega, Recife Antigo. De graça.

Sem mais artigos