O novo livro do escritor Raimundo Carreiro, A Preparação do Escritor (Iluminuras) foi lançado sábado (22) na Livraria Cultura. A obra é resultado da sistematização de suas aulas de literatura e fez parte das atividades do 7º Festival Recifense de Literatura – A Letra e A Voz. A publicação é resultado de suas observações nas oficinas de criação, e reúne uma série de aulas criadas por Carrero para o site Portal Literal (www.portalliteral.com.br).

O livro de Carreiro é dividido por aula, em tópicos que discutem os diversos aspectos da criação. “Achei que deveria manter esse formato, sobretudo pelos exercícios no fim dos capítulos. É mais didático assim, facilita o aprendizado”, explica o autor. Explica como organizou o livro “A idéia surgiu a partir da encomenda de 12 aulas pelo Portal Literal, de São Paulo. Reformei algumas, acrescentei outras e cheguei ao resultado do livro”, explicou.

Entre os assuntos abordados pelo livro vão desde as diferenças entre autor e narrador, até o papel dos cenários nas narrativas. Para Carreiro, que não acredita em inspiração o dom do escritor deve ser aperfeiçoado através da prática. “Talento é o resultado da intuição trabalhada. È preciso fazer o leitor se apaixonar pelo texto”, disse.

Sem mais artigos