O quadrinista gaúcho Rafael Sica lança novo livro de desenhos, em formato de sanfona, pela editora Lote42. Batizado de Fachadas, a obra será lançada em março na Banca Tatuí e no festival Plana, que acontece entre 16 e 17 de março em São Paulo.

Leia Mais
A resenha de “Fim”, HQ de Rafael Sica
Veja mais resenhas de quadrinhos

Sem texto e com traço detalhista, os desenhos apresentam diferentes cenas em que frentes de imóveis de uma cidade indefinida são as personagens. A pré-venda do livro com frete grátis para todo o Brasil vai até o dia 16 de março no site da Tatuí. E ao longo do mês, a obra será lançada também em Campinas (The Mix Bazar), Porto Alegre (Quintal Cultural) e Curitiba (Itiban).

Lançar um livro em formato de sanfona não chega a ser surpresa vino da Lote 42, editora que tem no DNA o interesse em explorar o potencial narrativo das publicações através do projeto gráfico. No caso de Fachadas, o formato escolhido é o de uma sanfona que, ao se abrir, revela o exterior das casas lado a lado, como se fossem parte de uma mesma rua. O tamanho do livro é de 10 x 15 cm, respeitando a escala original dos desenhos.

“Fachadas é uma série sobre uma cidade que existe. Ou, então, é uma série sobre uma pequena cidade dentro de uma grande cidade. Ou é uma série sobres as casas de uma rua mal iluminada. Ou, enfim, Fachadas é uma série sobre uma cidade imaginária”, afirma Sica, no release.

As capas também acrescentam uma camada de sentido à obra. Existem oito opções diferentes, combinando a cor do papelão (laranja, verde, roxo ou preto) e a tinta da impressão em serigrafia (roxa, branca ou preta) realizada pelo Estúdio Invertido, de Curitiba. São, portanto, oito fachadas diferentes. “Apenas a frente do papelão é colorida, o que pode ser entendido como uma metáfora daquele cuidado que muitas pessoas têm em preservar mais a fachada do que o interior da casa”, diz Cecilia Arbolave, editora da Lote 42.

Sem mais artigos