Foto: Divulgação

O músico indiano Ravi Shankar morreu na noite dessa terça (11), em San Diego, Califórnia. Ele foi um dos mais importantes artistas a popularizar instrumentos como a cítara e a música hindu. Ficou famoso no Ocidente graças a sua amizade com o Beatle George Harrison.

Shankar nasceu em Varanasi, estado indiano de Utar Pradesh, em 7 de abril de 1920. Deixou o país em 1936 para estudar o tradicional instrumento sitar, em Paris. Depois começou a realizar shows na Europa e EUA. Para a música pop, Shankar trouxe uma nova perspectiva e adicionou sonoridades pouco conhecidas no Ocidente.

Ele vinha apresentando problemas respiratórios e cardíacos desde o ano passado e realizou na última semana uma cirurgia para substituir uma válvula cardíaca. Ele não resistiu à intervenção. Ele deixa uma fundação que leva seu nome.

Outra coisa que nem todos sabem é que Shankar é pai da aclamada cantora Norah Jones. A internet está cheia de trabalhos e vídeos com o músico. Selecionamos algumas raridades e clipes interessantes, como o documentário sobre sua vida e um show no Monterey Pop Festival, em 1967 (Via DangerousMinds). Veja abaixo.

Sem mais artigos