Universo dos orixás e lendas africanas ganha forma em animação para clipe do Alabê KetuJazz. “Aguéré – A caça de Odé” está no disco de estreia do projeto carioca. A direção é de Barbara Coimbra.

Na história, uma tribo sofre com escassez de mantimentos quando um caçador, desesperado, coloca sua fé em orações para seu orixá, que guia o caminho para que ele conseguisse o alimento para a tribo.

A música, que conta com participação especial do saxofonista barítono Henrique Band, está no disco de estreia do projeto. Único na música brasileira, o quinteto foi fundado pelo percussionista francês radicado no Brasil, Antoine Olivier, e pelo saxofonista e compositor brasileiro Glaucus Linx, que já trabalhou com Carlinhos Brown, Elza Soares, Isaac Hayes, Salif Keita e muitos outros.

O disco, produzido por Olivier e Linx, mantém os sons mais próximos dos toques sagrados em técnicas de gravação inventadas pelo músico francês.

No vídeo, criado e dirigido pela cineasta e animadora Barbara Coimbra, essa narrativa é representada num jogo de luz e sombras inspiradas nas artes naif e africana. O resultado foi um curta-metragem animado que guia o público pelas mitologias dos ritos sagrados.

“A Barbara ultrapassou todas nossas expectativas de longe. Ela se empolgou muito com o projeto e além disso ela foi muita inspirada pelos orixás, que deram uma força sobrenatural para fazer essa obra luminosa”, conclui Olivier, por e-mail.

Sem mais artigos