Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

O Festival de Cinema de Gramado comunicou a retirada de competição do longa Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert. O filme deixa de participar em função de uma sessão de pré-estreia marcada para o dia 11 de agosto em São Paulo.

A produção do filme comunicou sua desistência de participar do 43º Festival de Cinema de Gramado em função da exibição que infringe o parágrafo quarto do artigo 18 do Festival que define que “os filmes brasileiros selecionados não poderão ser exibidos comercialmente ou realizar sessões de pré-estreia, abertas ao público, no Brasil antes de 15 de agosto de 2015, sob pena de serem retirados da competição”.

Segundo Dannielle Alarcon, coordenadora de lançamentos da produtora Gullane, o filme Que Horas Ela Volta? não participará da competição devido a questões de choque de datas do regulamento com essa agenda. O curioso é que uma sessão marcada para o final de julho no Cinema da Fundação no Recife foi cancelada justamente para não infringir regras da competição em Gramado.

A organização do Festival de Gramado decidiu manter a exibição no dia 07 de agosto, sexta, mesmo fora de competição, entendendo que “seria uma frustração para o público que já adquiriu ingressos na expectativa de assistir ao filme”. O curador Marcos Santuario comenta que essa é uma situação que foge totalmente do controle da organização do Festival. “Lamentamos a ausência do filme em competição, mas temos que respeitar nosso regulamento e não podemos frustrar o público. Entendemos que exibir o filme mesmo fora de concurso foi a melhor alternativa no momento”, disse.

Seguem em competição os longas brasileiros Ausência, de Chico Teixeira; Introdução à Música do Sangue, de Luiz Carlos Lacerda; O Fim e os Meios, de Murilo Salles; O Outro Lado do Paraíso de André Ristum; O Último Cine Drive-In, de Iberê Carvalho; Ponto Zero, de José Pedro Goulart; e Um Homem Só, de Claudia Jouvin.

O 43º Festival de Cinema de Gramado inicia no próximo dia 07 de agosto e segue até o dia 15 com Mostras Competitivas de Longas Brasileiros e Latinos, Curtas Brasileiros e Curtas Gaúchos. Além dos filmes concorrentes Gramado recebem uma programação paralela de longas e curtas em salas alternativas, bairros e escolas, sempre gratuitamente, e debates e encontros de todas as áreas ligadas ao cinema.

Que Horas Ela Volta é estrelado por Regina Casé e mostra as diferenças de classes na sociedade brasileira atual. O filme foi bastante elogiado no último festival de Sundance, nos EUA.

Divulgação.

Divulgação.

Sem mais artigos