BRT Camaragibe (Centro) no bairro da Boa Vista, Recife. Foto de William Souza.

BRT Camaragibe (Centro) no bairro da Boa Vista, Recife. Foto de William Souza.

O que você vê da janela do seu ônibus? O projeto #Dajaneladomeuonibus tem como proposta o compartilhamento de pontos de vista captados por usuários do transporte público. A iniciativa começou no Recife, mas já conquistou adeptos no Brasil e em outros países.

O projeto tem hoje 5 mil seguidores no Instagram, Facebook e possui um blog. No mês em que completa um ano de existência, o #Dajaneladomeuonibus faz ainda uma festa na terça (11) na Praça da Independência, no Centro com participação do Som da Rural. Os setlists serão inspirados nos trajetos de ônibus da capital pernambucana e são assinados por Roger de Renor, DJ Mozart, DJ Javier Martínez e DJ Dolores. A noite tem ainda projeções de vídeos e fotos do projeto.

Será exibido ainda o filme Rio Doce/CDU de Adelina Pontual, e vídeo do espetáculo de dança Barro/Macaxeira do Grupo Experimental. O músico Tiago Cavendish, que toca flauta e distrai as pessoas que enfrentam o trânsito diariamente no Grande Recife, também fará uma apresentação. Haverá ainda intervenções de poetas. Mais detalhes do evento aqui.

Criado em 2014 pela artista visual Isabela Faria, o #Dajaneladomeuonibus é um desses projetos que tiram sua força daquilo que existe de mais autêntico: fotos de rua. E fotos tiradas no calor do busão, na mais pura inspiração do cotidiano. “Nesse primeiro ano o projeto cresceu bastante, começou com postagens minhas sobre meu reencontro com a cidade do Recife, de quando voltei a andar de ônibus pelo Centro, e agora tem colaborações dos cinco continentes e vem conquistando diariamente novos olhares e de diversos lugares. É um projeto que me fascina”, diz Isabela.

O projeto já teve uma oficina em Brasília e neste momento tem imagens exibidas no posto do VEM (os cartões de recarga de usuários de ônibus do Recife), na rua da Soledade, local super movimentado na capital. Mas o #Dajaneladomeuonibus luta para se manter ativo e ampliar seu alcance. “Minhas expectativas com o projeto para esse segundo ano, é iniciar uma nova fase com os colaboradores, afim de criarmos um banco de imagens em maior resolução para garantirmos realizações de projetos off-line, como exposições e publicações e também uma loja e-comerce”, diz.

Veja algumas das imagens do projeto.

Foto de Isabela Faria na linha turística city tour em brasilia.

Foto de Isabela Faria na linha turística city tour em brasilia.

Linha 72 indo pra Heroes Square em Budapeste - Hungria. Foto de Gabriela Perseguin.

Linha 72 indo pra Heroes Square em Budapeste – Hungria. Foto de Gabriela Perseguin.

linha 415 UsinaLeblon o relógio da Estaçao Central do Brasil no centro da cidade Rio de Janeiro - Brasil.    Foto de Maurício Bazílio

linha 415 UsinaLeblon o relógio da Estaçao Central do Brasil no centro da cidade Rio de Janeiro – Brasil. Foto de Maurício Bazílio

linha 524 - Sítio dos Pintos na Conde da Boa Vista  - Recife - Foto de Márcia Larangeira Jácome.

linha 524 – Sítio dos Pintos na Conde da Boa Vista – Recife – Foto de Márcia Larangeira Jácome.

Linha Barasat-Rasbehari WBSTC próximo a Kestopur Calcutá - Índia. Foto de Niladri Adhikary.

Linha Barasat-Rasbehari WBSTC próximo a Kestopur Calcutá – Índia. Foto de Niladri Adhikary.

linha BRT Camaragibe Centro na Av Conde da Boa Vista Recife - Pernambuco - Brasil. Foto de Karol Pacheco.

linha BRT Camaragibe Centro na Av Conde da Boa Vista Recife – Pernambuco – Brasil. Foto de Karol Pacheco.

linha Viva Purple em Richmond Hill em Toronto - Canadá. Foto de Allen Liu.

linha Viva Purple em Richmond Hill em Toronto – Canadá. Foto de Allen Liu.

Linha X90 - OxfordLondres em Marble Arch Londres - Inglaterra. Foto de Rafaella Cavacanti.

Linha X90 – OxfordLondres em Marble Arch Londres – Inglaterra. Foto de Rafaella Cavacanti.

Sem mais artigos