Para quem quiser fazer uma caminhada ecológica e ainda curtir um final de semana com atividades bem bacanas, uma boa pedida é ir para a praia de Itapuama, no litoral sul, e participar da festa de dez anos do projeto Onda Limpa.

O projeto sociocultural Onda Limpa para Gerações Futuras oferece regularmente oficinas e atividades de educação ambiental para crianças e adolescentes e realiza mutirões de limpeza nas praias de Itapuama, Xaréu e Paiva, com reciclagem do lixo coletado. Coordenado por Estevão Santos da Paixão, o Onda Limpa sobrevive de doações e faz a coleta seletiva usando apenas voluntários e uma bicicleta com uma carroça acoplada. Em 2017 ele recolheu duas toneladas e meia de material reciclável nas praias do litoral sul.

A programação começa amanhã às 14h, com palestras do projeto Angu das Artes sobre culinária sustentável e tem também uma conversa sobre reaproveitamento de lixo. No início da noite vai ter Cinema na Praça com exibição do filme O Sertão Vai Virar Mar e em seguida estão programadas diversas atrações culturais. O primeiro a se apresentar vai ser a galera da Litoral Rap abrindo a noite com batalhas de hip hop, há também show da banda Vôte o Que É Isso e artistas da Cidade do Cabo de Santo Agostinho tocando côco. Para encerrar vai ter show do grupo de reggae Lula Caxangá e os Penetras.

No domingo 14, já às 8h, tem prática gratuita de ginástica funcional, seguida de café da manhã, Às 11h acontece a caminhada ecológica em comemoração aos dez anos do Onda Limpa. A caminhada seguirá dois itinerários saindo de Itapuama indo até a Praia do Paiva no local conhecido como Tubarão, e de Itapuama até a praia do Xaréu, no ancoradouro das jangadas dos pescadores. Durante a caminhada serão distribuídas luvas descartáveis e sacolinhas para os participantes recolherem resíduos sólidos que forem encontrados no decorrer do trajeto.

Após a caminhada, haverá almoço às 14h e a partir das 16h 30 oficina de contação de História com Jonathan Flor. No início da noite mais hip hop com a Litoral Rap seguida de apresentação dos artistas de côco do Cabo de Santo Agostinho. Durante os dois dias o Onda Limpa oferece também atrações para as crianças com pula pula, piscina de bolinhas e palhaços.

Sem mais artigos