Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

A nova série documental La música Ibérica queriéndose a si misma – A Música Ibérica A Gostar Dela Própria tem o objetivo de fazer uma série documental da música ibérica começando nas províncias de León, Zamora e Salamanca a convite do músico Jose Luis Gutiérrez García.

O projeto foi inspirado no A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria (MPAGDP), de Tiago Pereira, que incentiva o interesse pelo patrimônio musical de Portugal. “Somos muitos e muitas os que, de um lado e outro da raia, dedicámos tempo a ouvir a música das pessoas mais velhas, a sentir como elas a música que foi o reflexo de alegrias, penas, trabalhos e celebrações do povo. Viva desde sempre, aprendida de geração em geração, a música acompanhou as pessoas que vivem de um lado e de outro de uma fronteira que só existe no papel”, diz a apresentação do projeto.

“Não foi difícil juntar 10 amigos que conhecem bem os caminhos das aldeias, as pessoas mais idosas que ainda cantam e conhecem a cultura tradicional, assim como as pessoas mais jovens que por esta também se interessam”, disse Pereira.

Nesta primeira etapa o pessoal do projeto percorreu as provincias de León, Zamora e Salamanca, visitando municípios como Aliste, La Maragatería, Laciana, El Bierzo, El Rebollar, terras que desde há mais de cem anos têm atraído compiladores e estudiosos do Folclore.

https://vimeo.com/133652277

Sem mais artigos