capote

A gênese de Truman Capote chega agora ao Brasil pela editora José Olympio. O livro reúne 14 textos produzidos pelo autor em sua adolescência e juventude – bem antes de sucessos como A Sangue Frio e Bonequinha de Luxo. Curtas e fortes, as histórias iniciais evidenciam a capacidade narrativa de Capote e podem ajudar os leitores a entender como ele viria a se tornar um dos maiores nomes da literatura do século 20.

Descobertos em 2013 nos arquivos da Biblioteca Pública de Nova York, os textos antecipam alguns dos temas favoritos do autor: a vida nas pequenas cidades norte-americanas, os tipos do sul do país e as experiências de personagens outsiders. Alguns deles foram veiculados originalmente pela revista da escola que Capote frequentava; outros nunca chegaram a ser publicados.

Para melhor situar o lugar que esses primeiros contos ocupam dentro da obra de Truman Capote, a edição inclui um prefácio de Hilton Als, crítico da revista New Yorker, e um posfácio de David Ebershoff, responsável pela publicação do livro em inglês, na editora Random House.

“Nesses primeiros contos, vemos Capote atraído por figuras que não vivem ou não podem viver no centro de seus respectivos mundos: um sem-teto, crianças solitárias, uma menina mestiça entrando para uma escola de brancos, uma senhora à beira da morte, uma afro-americana do Sul desorientada em Nova York”, explica Ebershoff no livro. “Assim como os manuscritos mostram um jovem autor aprimorando suas frases pelo trabalho e a revisão, essas histórias também nos fazem vislumbrar a maneira como Capote desenvolveu sua capacidade de empatia imaginando as vidas de muitos tipos diferentes de gente”.

Primeiros Contos de Truman Capote tem 160 páginas e custa R$ R$ 32,90.

Sem mais artigos