TURMA DO PENADINHO ESPERA POR MICHAEL JACKSON
Michael Jackson morreu no dia 25 de julho. No dia seguinte, como avisou em seu twitter, Maurício de Souza irá publicar um história quadrinhos em sua homenagem na edição de setembro da revista Mônica. Isso é que é timing. A HQ da Turma do Penadinho foi escrita pelo roteirista Paulo Back e o preview divulgado ontem. Com isso, não será preciso esperar três meses para ver a história publicada. “Entre a criação de um roteiro e sua finalização corre, no mínimo, um período de 3 meses. Por isso a prévia pela internet”, avisou Maurício pelo Twitter. O nome da história é “À Espera de Um Astro” e pelo que pode ser visto abaixo, soube dosar com inteligência humor e reverência. Mostra os personagens aguardando a chegada de Michael, já que agora morto, fará parte da “turma” dos que não estão mais no mundo dos vivos. Eles até ensaiam o moonwalk enquanto MJ não aparece. Os quadrinhos da Turma da Mônica são publicados pela Panini. Falando nisso, sigam o @mauriciodesouza.

CARTA DA CHINA
Depois do sucesso obtido com As Boas Mulheres da China, a jornalista Xinran retorna às livrarias brasileiras com a proposta de dar voz aos “avós” da China moderna, mulheres e homens comuns, hoje com mais de setenta, oitenta anos. Essas pessoas sobreviveram à miséria, fome, invasão japonesa, O Grande Salto Para Frente, Revolução Cultural, e os relatos servem para elucidar a formação da China Contemporânea. Segundo a autora, não foi fácil obter depoimentos francos e espontâneos, pois os chineses têm uma longuíssima tradição de não falar aberta e honestamente sobre o que pensam e sentem, temerosos (com razão, como mostram algumas entrevistas) de que isso possa prejudicar não somente a eles, mas a todos os seus parentes e descendentes.

Na China, a “Mulher de Duas Armas” é uma heroína nacional: uma lenda revolucionária, que sem piedade despachava os inimigos e os traidores com uma arma em cada mão, durona até mesmo na morte do marido e dos filhos – ágil como um saqueador, resistente como um camponês. Quem lança este novo livro de Xinran é a Companhia das Letras. Leia abaixo um trecho da obra, e no site, uma versão maior.

Nos Arquivos da Academia Imperial preservados na Biblioteca de Beijing (os quais, por algum milagre, sobreviveram à Revolução Cultural), é possível reconstituir a história da Mulher de Duas Armas, Chen Lianshi, voltando no tempo várias gerações. Seu mais antigo ancestral localizável pelo lado da mãe é um acadêmico do império, natural de Sichuan, chamado Kang Yiming, que serviu durante o reinado do imperador Jiaqing (1796-1820), na dinastia Qing. Os antepassados do pai eram igualmente ilustres, muitos dos quais pertencentes à intelectualidade oficial ou militares de alta patente.

CONRAD TEM MAIS HQ BR
Depois de um conturbado período de crise financeira, a editora Conrad retoma de maneira gradativa seu ritmo de lançamentos. Continua, inclusive, construindo uma boa biblioteca de obras nacionais. Esta semana ela divulgou em seu site a HQ 7 Vidas, (128 págs, R$ 26) de André Diniz e Antonio Eder, mesmos autores de Chalaça – O Amigo do Imperador, lançado em 2005. Este novo livro conta da experiência do autor com vidas passadas. Todo o processo de regressão é recontado com detalhes. No início, André começa a se lembrar de momentos da infância da vida atual, quando era apenas um bebê de colo. Nas sessões seguintes aparecem as lembranças das vidas passadas e ele se vê incorporado em personagens diferentes, como um empresário gaúcho do inicio do século XX, um religioso italiano na idade Média e um órfão peruano de meados do século XIX. O álbum deve chegar às lojas esta semana. Confira um trecho da obra no site da Loja Conrad.

Sem mais artigos