O quadrinista pernambucano Thony Silas, que trabalha para Marvel e DC. (Divulgação).

O Pré-JabPop acontece nesta sexta-feira (19), na UniFG, no campus Piedade, reunindo debates, palestras e lançamentos de quadrinhos. O destaque é a presença do ilustrador Thony Silas, que já trabalhou para Marvel e DC Comics e lançou na última CCXP Tour, no Recife, sua HQ autoral, A Noiva.

Além dele outros artistas estarão presentes no encontro, entre eles Ary Santa Cruz, Vandrade Art, Jacqueline Lima, Rafael Cavalcanti, Fábio Paiva, Nathália Ferreira, Adrienne Descendant, Eron Villar, Bárbara Machado, José Carlos Braga, Laís M, Luna, Thiago Modenesi e Elvis Aleluia.

O evento também promove o lançamento de O Recife Assombrado, de André Balaio e Téo Pinheiro.

O encontro contará ainda com uma versão local do Artist’s Alley, da Comic Con Experience. O Hall dos Artistas, como será chamado, possibilitará a interação entre cartunistas do estado com seu público: os participantes lançarão obras e venderão prints, sketchbooks, artes originais e outros materiais. Após a feirinha, os artistas se reunirão para palestra com o tema “Produção e pesquisa sobre quadrinhos”, a partir de suas próprias obras.

O Pré-JabPop tem também viés acadêmico, com estudos e pesquisas sobre o assunto. O professor e especialista no tema Thiago Modernesi a segunda edição de seu livro Educação para Abolição: charges e histórias em quadrinhos no Segundo Reinado do Brasil, que ganhou o troféu HQMix. Thiago está a frente do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Histórias em Quadrinhos, Charges e Cartuns (GIP-HQ), aberto ao público e que discute e produz HQs, cartuns e charges, como também o planejamento e produção de banners, pôsteres, livros, e artigos acadêmicos.

Segundo Thiago, o Pré-JabPop é uma prévia do Jaboatão Pop, que já acontece há dois anos na UniFG e reúne pesquisadores e amantes das histórias em quadrinhos. A programação desse evento – que já será a terceira edição – inclui minicursos, debates, oficinas, lançamentos, exibições e concursos, além de campeonato de RPG e games e apresentação de cosplays e dança.

Sem mais artigos