Trecho de HQ do Gavião Arqueiro, toda em Libras. (Divulgação/Marvel Comics).

Jogando a real: a acessibilidade ainda está muito distante da cultura pop. São poucos os produtos de entretenimento e arte que trazem uma preocupação com leitores com deficiências. A Revista O Grito! estreia esta semana um projeto inovador dentro de nossa cobertura: um podcast em Libras.

Esta é a primeira iniciativa da imprensa brasileira de um podcast periódico em Libras, a linguagem brasileira de sinais, usada por pessoas com deficiência auditiva (total ou parcial). Existem podcast e programas de rádio que estão traduzidos para Libras, mas sempre com propostas pontuais.

A nossa ideia é trazer para a linguagem o nosso podcast e programa de rádio, que é transmitido semanalmente pela Universitária FM (99,9, de Recife) e publicado aqui na Revista O Grito! toda semana. Para essa empreitada contamos com a interpretação de Jacqueline Martins, que já trabalhou como tradutora para vários festivais de cinema e produções de filmes aqui em Pernambuco.

Esperamos que essa iniciativa inspire outros podcasts a também traduzirem seus conteúdos. O nosso projeto tem o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura.

Veja os primeiros podcasts traduzidos, abaixo. Os próximos serão publicados periodicamente em nosso Facebook e aqui no site.

Sem mais artigos