enquadrandoreal

 Do Press-Release

Enquadrando o Real – Ensaios Sobre Quadrinhos (Auto)Biográficos, Históricos e Jornalísticos (Editora Criativo, 272 páginas, R$ 59,00) nasceu de um projeto da Jornada Temática de Histórias em Quadrinhos, evento bienal promovido pelo Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da USP, em conjunto com o Grupo de Pesquisa sobre Quadrinhos (Grupesq – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo).

A obra reúne uma série de artigos gerados como frutos da produção acadêmica que têm como assunto comum e de destaque a representação da realidade em forma de HQs. Os organizadores de Enquadrando o Real colocaram os textos em três partes, divididas conforme está expresso em seu subtítulo: ensaios sobre quadrinhos biográficos, históricos e jornalísticos.

Para além da constatação de que há graus de representação da realidade nos quadrinhos, os ensaios observam como e de que maneira os quadrinhos efetivamente retratam situações reais — o quanto há de ficcional nas HQs que pretendem representar a realidade.

Em cada eixo temático (biografia, história, jornalismo), pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento fazem análises de que forma a realidade é expressa e refletida por meio da produção de quadrinhos. A visão plural sobre a questão surge no apanhado dos artigos que exigiram pesquisa, confronto de dados e conclusões que revelam o grau de fidelidade dos quadrinhos aos fatos.

Os artigos são assinados por Aline Alvarenga Zouvi, Cláudio José Meneses de Oliveira, Ediliane de Oliveira Boff, Geisa Fernandes, Juscelino Neco, Luciano Thomé, Marilda Lopes Pinheiro Queluz, Nobu Chinen, Octavio Aragão, Paulo Ramos, Túlio Vilela e Waldomiro Vergueiro, com organização de Waldomiro Vergueiro, Paulo Ramos e Nobu Chinen.

Comentários