PerigoNoCircoSombrio

Do Press-Release

Houve um tempo em que as histórias eram centradas no homem comum, que perseguia seus sonhos movido pelo esforço próprio. Um tempo de pin-ups platinadas e valentões topetudos que esbanjavam virilidade montados em suas motocicletas. Foi nessa época que o quadrinhista Aluir Amancio buscou inspiração para criar Perigo no Circo Sombrio, álbum em quadrinhos que a Zarabatana Books acaba de lançar.

A HQ acompanha a trajetória do órfão Peri Perilo desde a misteriosa concepção e a vida difícil no orfanato, até encarar a dura rotina no Circo da Madame Charlotte. Lá, Peri encontra uma motivação para a vida, dá os primeiros passos em sua jornada para se tornar o herói Perigo (“o maior astro de filmes de ação do mundo”) e começa a manifestar poderes inexplicáveis.

Sua simplicidade e carisma, somados a doses cavalares de macarronada e exercícios físicos, conquistam a simpatia de todos, em especial da curvilínea Debora Estrela, ao mesmo em tempo que atiçam a competitividade do astro principal do picadeiro, Bono Velox.

Nas palavras do autor, Perigo no Circo Sombrio resgata o senso de nostalgia, humor, mistério, humor, inocência e romance cada vez mais raros atualmente. A HQ foi um dos projetos selecionados em 2013 pelo Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Sobre o autor

Aluir Amancio começou sua carreira profissional com Mauricio de Sousa aos 10 anos de idade. Mais tarde trabalhou em diversos títulos para as editoras Abril (capas e quadrinhos de revistas Disney e revista Senninha) e Globo (Revista da Xuxa). Em 1991, sua criação Andrea, a Repórter foi publicada pela Editora Abril. A partir de 1995 começou a trabalhar para a DC Comics em títulos como Superman Adventures, o que lhe valeu um convite do desenhista e produtor Bruce Timm para integrar sua equipe de criação.

Desde 1998 produz storyboards para estúdios como Warner Bros., Walt Disney Animation, Sony, Cartoon Network e Universal. Seu nome pode ser visto nos créditos de grandes produções para TV: Superman Animated, Batman Beyond, Justice League, Tarzan, Buzz Lightyear, Angelina Ballerina, Care Bears, Ben 10: Ultimate Alien, Ben 10: Omnitrix, Stitch e de várias animações para vídeo de Scooby-Doo e Land Before Time XIV. Desenhou quatro edições de The Spirit, de Will Eisner, para a DC Comics.

Sobre a editora

Com sede em Campinas, no Estado de São Paulo, a Zarabatana Books publica livros e quadrinhos, nacionais e estrangeiros, que não costumam ter espaço nas demais editoras de quadrinhos brasileiras.  Em 2008, trouxe para o Brasil as tiras de Macanudo, do argentino Liniers, e desde então vem publicando regularmente a produção de quadrinhos daquele país, com destaque para a coletânea Fierro.

Publicou, entre muitas outras, obras premiadas como Bando de Dois, de Danilo Beyruth, e a série de graphic novels de Guy Delisle, narrando suas experiências vivendo em alguns dos países mais problemáticos do mundo: Shenzhen (China), Pyongyang (Coreia do Norte), Crônicas Birmanesas (Myanmar) e Crônicas de Jerusalém (Israel).

Mais informações em www.zarabatana.com.br.

Perigo no Circo Sombrio

Autor: Aluir Amancio

Editora: Zaratana Books

Páginas: 64 (capa e miolo coloridos)

Formato: 21 x 28 cm

Preço: R$ 36,00

Comentários