Moderno e vitoriano se confundem na paisagem de Birmingham

Uma das vantagens de visitar um país como a Inglaterra é a possibilidade de vivenciar o entretenimento e a Cultura Pop em sua forma mais organizada e destacada.

Em Birmingham, um dos berços da revolução industrial, cidade natal da banda Black Sabbath e dos estudos acadêmicos sobre subculturas, encontramos a segunda loja mais antiga da Inglaterra: a Nostalgia Comics.

Nostalgia Comics

Nostalgia, só no nome. A loja é moderna, ampla e com muitas novidades

Não se deixe enganar pelo nome. A Nostalgia & Comics é muito bem aparelhada, com todas as novidades da Cultura Pop. Num amplo espaço é possível encontrar o que há de mais interessante em termos de colecionáveis e quadrinhos.

Amplo espaço da Nostalgia: organização e atendimento nota 10

Amplo espaço da Nostalgia: organização e atendimento nota 10

A loja oferece os principais lançamentos em quadrinhos, action figures, pôsteres, camisetas, chaveiros, adesivos, acessórios etc. Depois de 40 minutos com o olhar preso olhando nas novidades em HQs, este editor se perdeu na loja tentando encontra um único ponto de destaque, mas foi impossível.

birmingham3

Espaço reservado aos ilustradores locais

Talvez esses destaques sejam as graphic novels (que na prática é o termo usado para todos os encadernados aqui). Quando se trata desse tipo de HQ, a Inglaterra tem uma relação muito especial e uma diversidade de lançamentos e material tão grande que é difícil localizar alguns itens sem ajuda de um funcionário, por mais organizada que seja a loja.

Dá para supor que a maioria dos quadrinhos lançados em linha (sejam ou não de super-heróis) se transformam em encadernados, além, claro, das edições especiais. Isso configura um modelo diferenciado na forma como as Bibliotecas oferecem quadrinhos para o público – isso será tema de outro post mais para frente.

 

birmingham2

Destaques e lançamentos que fizeram este editor se perder

birmingham5

O capricho nas fichas de catalogação diz muito sobre a loja

O segundo andar da Nostalgia Comics é dedicado aos quadrinhos mais antigos, principalmente aqueles de linha reunidos manualmente e vendidos em arcos fechados, prática idêntica à de sebos e de algumas lojas de São Paulo e Porto Alegre.

Esse capricho em organizar arcos de histórias em saquinhos plásticos facilita a procura. Mas se você não achar “aquela” HQ, basta falar com os proprietários. O atendimento é outro ponto alto da Nostalgia. Eles são solícitos, atenciosos, gentis, pacientes e prestativos. Até aceitaram gravar um vídeo curtinho especialmente para nossos leitores aqui no Brasil:

Os preços praticados pelas principais lojas de quadrinhos e colecionáveis no Reino Unido não são abusivos, mas a Nostalgia Comics é comumente elogiada por praticar preços um pouco mais baixos do que as concorrentes em alguns itens – talvez por não estar localizada na capital, Londres.

Sejam quais forem os motivos, valeu a visita! E fica aqui nossa dica para quem puder conhecer mais esse templo da Cultura Pop: um lugar para fazer amigos, ficar por dentro das novidades e lançamentos e levar o visitante falência – ou, se você não tiver dinheiro como nós, vai ficar mesmo é deprimido :-)

Comentários