abre
O Papo de Quadrinho teve o prazer de viver uma experiência especial para qualquer fã: visitar a Doctor Who Experience na cidade de Cardiff, no País de Gales.

Para não deixar na mão quem conhece a série só de ouvir falar, vai aqui um resumo: Doctor Who é um verdadeiro ícone da ficção científica inglesa e mundial. Criada em 1963, está no Guinness World Records como a série televisiva de ficção científica de mais longa duração no mundo. Embora seja relativamente nova para o público brasileiro, o número de fãs da série não para de crescer, graças, entre outras coisas, a bons sites especializados como o Doctor Who Brasil.

O Doutor (Doctor) é um “Senhor do Tempo”, um alienígena capaz de viajar através do tempo e do espaço em sua T.A.R.D.I.S. (Time And Relative Dimensions In Space), uma nave que chegou ao nosso planeta nos anos 1960 e tem a curiosa forma de uma cabine policial britânica.

TARDIS de 1963

TARDIS de 1963, uma nava clássica cuja camuflagem continua.. quebrada

Para manter a série viva, toda vez que é necessário trocar o ator que interpreta o personagem principal o Doctor sofre uma regeneração,  poder fictício que faz com que ele mude a aparência, atitude e temperamento, mas mantendo sua memória intacta. Depois de mudar treze vezes, atualmente a série Doctor Who está em sua nona temporada e o 13º Doctor é vivido pelo ator escocês Peter Capaldi.

The Doctor Who Experience: maior por dentro

O interior da 1a TARDIS - Maior por dentro

Painel de controle de uma versão da TARDIS

O museu The Doctor Who Experience reúne toda a memorabília da série, como maquetes, cenários, fotos, personagens, figurinos e roteiros originais, divididos em dois andares. É um grande galpão cinematográfico, que retrata desde a série clássica até a moderna, com vários objetos dos recentes episódios.

silencio

Uma vista do Museu no 2º andar. Não lembro de ter feito essa foto…

Chegar a Cardiff é tranquilo. Se você vier de Londres, pode escolher entre ônibus e trem. A cidade é pequena e aconchegante, e como em todos os lugares do Reino unido que conhecemos é tudo bem sinalizado e fácil de achar, sempre com opções de transporte. Se você decidir comprar o ingresso antes das 15h, será guiado por uma narrativa interativa.

A vilania da gálaxia está presente

A vilania da galáxia está presente dos vilões esporádicos aos mais assíduos

Difícil indicar um destaque entre tantos objetos especiais. Há personagens incríveis, como Daleks, Silence, Cyberman, Sontarans, bom como o figurino de todos os doutores e suas inúmeras (os) acompanhantes e heróis coadjuvantes. São tantos fragmentos da série clássica e moderna que não tem como um fã não se emocionar.

O que você pensa quando vê um Dalek?

O que você pensou quando viu essa foto?

Cyberman - sim eram bem toscos!

Cyberman – sim eram bem toscos no começo!

final do passeio, como em todo museu no Reino Unido, se dá numa lojinha que vai deixá-lo mais nervoso do que um encontro com os Weeping Angels. O local tem itens exclusivos, camisetas, DVD´s, livros, pôsteres, bonecos, etc, etc. Controle os nervos e procure seu item favorito, porque tem para todos os bolsos. O melhor é que os valores não são abusivos se compararmos a outras lojas de colecionáveis do Reino Unido. 

O veredito é simples: é um museu fantástico! Nós tentamos levar um pouco desse gostinho nesses vídeos e fotos. Se você é apaixonado por essa série seminal da BBC, dê uma esticadinha até a simpática cidade de Cardiff e visite o lugar. É fácil de localizar. o preço é honesto e tem desconto para estudantes.

Localizamos a verdadeira TARDIS estacionada na Baía de Cardiff

Localizamos a verdadeira TARDIS estacionada na Baía de Cardiff

Para quem não conhece a série ou quer saber um pouco mais, recomendamos esse podcast do Rapadura Cast sobre os 50 Anos do bom Doutor: um bate papo sobre os personagens, cronologia e dicas (quase) sem spoilers de como se iniciar nesse incrível universo. O Papo de Quadrinho ainda vai fazer algumas resenhas sobre livros e HQs da série. Aguarde!

Para fechar, muitas fotos desta reportagem serão postadas diariamente em nosso Instagram. Dê uma conferida e fique por dentro desta e de outras novidades que lançamos por lá. Geronimoooo!!!

Comentários