livrosmarsupial

Se você chegou a este blog, é provável que goste de quadrinhos e cultura pop. Então, é grade a chance que você vá se identificar ou pelo menos se interessar por estes dois lançamentos da Marsupial: Invasores de Texto e Fãs, Blogueiros e Gamers, ambos do pesquisador Henry Jenkins.

Jenkins é professor assistente de Literatura no Instituto de Tecnologia de Massachusetts e especializado na área de Comunicação e Cultura Participativa, também chamada de Cultura da Convergência ou, ainda, Cultura de Fã.

Em Invasores de Texto, o autor constata que o novo fã de cultura pop está longe da antiga imagem de nerd obsessivo por um único tema. Hoje, ele acompanha atentamente todos os acontecimentos a sua volta e abraça as diferentes mídias em que suas preferências se manifestam.

Fãs, Blogueiros e Gamers reúne os destaques de uma década e meia de pesquisa de Jenkins na vida cultural de consumidores de mídia. O livro mapeia as questões ligadas ao comportamento deste público, e traça o crescimento da cultura participativa na web tendo os blogs como agentes da participação dos consumidores de mídia mainstream. Também debate as implicações de políticas públicas que cercam a participação e propriedade intelectual.

O primeiro livro tem 384 páginas, preço de R$ 69,90 e já está à venda em livrarias especializadas e no site na loja virtual da Marsupial; o segundo entrará em pré-venda até o final de outubro e ainda não há informação de preço.

Comentários