Entrevista com o vampiro quadrinhos

Fãs de quadrinhos e de Anne Ricce andaram muito bem servidos na década de 1990. Pelo menos nos Estados Unidos, onde grande parte de sua obra foi adaptada, em especial As Crônicas Vampirescas: Entrevista com o Vampiro, O Vampiro Lestat, A Rainha dos Condenados e A História do Ladrão de Corpos.

No Brasil, esse vácuo começa a ser timidamente preenchido pela Editora Rocco, que publica os romances Rice e, agora, traz a primeira graphic novel baseada num de seus livros.

Entrevista com o Vampiro – A História de Cláudia, de Ashley Marie Witter, se propõe a recontar o clássico de 1976 sob o ponto de vista de Cláudia, a menina transformada em vampira num arroubo de carência e irresponsabilidade de Louis e Lestat.

O livro original dá conta de explorar o drama da imortal que envelhece num corpo de criança; a HQ se propõe a ir ainda mais longe ao retratar, em primeira pessoa, as hostilidades crescentes com Lestat, o amor por Louis e a necessidade cada vez maior de descobrir a origem de sua espécie – com consequências nada boas, como bem sabem os leitores das Crônicas Vampirescas.

Ashley tem uma arte belíssima, aquarelada e realista que valoriza ainda mais essa primeira tentativa de criar uma obra inédita a partir da mitologia criada por Rice.

Fica a torcida para que a Rocco encontre um mercado sólido de leitores e se anime a lançar as outras adaptações por aqui. Uma delas, A Rainha dos Condenados, teve a maior parte das onze edições desenhada por um brasileiro, Octavio Cariello.

Entrevista com o Vampiro – A História de Cláudia tem 224 páginas, formato 14 x 21 cm, capa e miolo coloridos e preço de R$ 44,50.

Comentários