planetadosmacacos

Cinco décadas separam o livro Planeta dos Macacos (1963) do blockbuster Planeta dos Macacos: O Confronto (2014). Nesse meio tempo, o futuro distópico imaginado por Pierre Boulle ganhou vários filmes, virou série para TV, desenho animado, quadrinhos e muitos outros produtos da cultura pop.

Homem não entende nada! Arquivos Secretos do Planeta dos Macacos, de Saulo Adami, se propõe a contar toda essa história, e se autointitula “a mais completa obra” sobre o assunto.

O livro reúne entrevistas exclusivas com atores e técnicos, bastidores das produções para cinema e televisão, criação dos figurinos, a construção das cidades cenográficas e outras histórias inéditas.

ntre as curiosidades estão, por exemplo, entrevistas que o cineasta e colaborador Marco A. S. Freitas fez com Dedé Sant’Anna e Vitor Lustosa, respectivamente ator e argumentista da parodia nacional O Trapalhão no Planeta dos Macacos, e com Mike Serein, diretor de Fotografia de Planeta dos Macacos: O Confronto.

A obra é dividida em quatro partes. A primeira dedica-se à franquia cinematográfica clássica que teve origem no livro de Boulle, composta por cinco filmes-sequência: O Planeta dos Macacos (1968), De Volta ao Planeta dos Macacos (1970), Fuga do Planeta dos Macacos (1971), Conquista do Planeta dos Macacos (1972) e A Batalha no Planeta dos Macacos (1973).

A segunda parte resgata a histórias dos dois seriados de TV: Planeta dos Macacos (1974) e De Volta ao Planeta dos Macacos (1975). A seguinte aborda os livros de bolso, histórias em quadrinhos, vídeos e documentários, e a final, as novas versões de filmes, histórias em quadrinhos e livros lançados no início do século 21.

Homem não entende nada! é um lançamento da editora Estronho, tem 612 páginas e preço de R$ 79,90 (dá para comprar no site da editora 15% de desconto).

Para quem é de São Paulo, neste sábado (dia 3) tem bate-papo e sessão de autógrafos com Saulo Adami na loja Ugra Press (Rua Augusta, 1371 – loja 116), das 15h às 19h.

Comentários