Waluk-Capa-Aberta1
“Hoje em dia, quando as mudanças climáticas já são uma realidade científica e as empresas de navegação de todo o mundo incluem rotas de verão no Ártico para seus barcos, enquanto os países da região lutam por recursos naturais como o gás e o petróleo, o mundo dos ursos desaparece e os vemos agarrarem-se a um pedacinho de gelo no meio do mar, esgotados de tanto nadar. Por isso, mais do que nunca devemos nos lembrar deles”, explica o roteirista de Wáluk, Emilio Ruiz já na introdução da HQ.

Wáluk é pequeno um urso polar que ao ser abandonado pela mãe segue faminto e desorientado até que conhece Esquimó, um velho urso sábio e paciente, que lhe ensinará como encarar os desafios da vida no Polo Norte. A partir daí, os dois viverão uma uma longa jornada em busca de alimento, enfrentando perigos, que para serem superados vão exigir coragem e amizade.

Waluk-Capa222A arte da ilustradora espanhola Ana Miralles é linda e dá leveza para a história. Além de quadrinhos Ana já desenhou para todas as mídias impressas, e ganhou destaque em 2009, quando recebeu o Grande Prêmio do Salão de Barcelona, em reconhecimento por sua profícua carreira no mundo dos quadrinhos.

Wáluk é uma HQ emotiva, que vai além da conscientização ecológica e toca em questões pessoais que afetam a todos nós: solidão, amizade e companheirismo. Recomendada para leitores de todas as idades, tem o preço camarada de R$ 34,00, o tratamento gráfico com aquele capricho já conhecido da Nemo e vale muito o investimento.

 

Comentários