How To Draw Comics The Marvel Way

A editora costuma dar poucos tiros, porém certeiros: já trouxe para o Brasil aclamadas obras como Pagando por Sexo, Logicomix e farto material do cartunista argentino Quino.

Para 2014, a WMF Martins Fontes tem previstos bons lançamentos relacionados a quadrinhos. O primeiro promete agradar em cheio não só os aspirantes a desenhista, mas também os fãs da Marvel em geral.

How to Draw Comics in the Marvel Way, de John Buscema e Stan Lee, foi publicado originalmente em 1978, ganhou várias reimpressões e nunca havia sido lançado por aqui. Como o próprio nome diz, o livro é um manual de desenho que tem como base os personagens da editora. Buscema encarrega-se de transmitir a técnica, enquanto Lee, em seu estilo inconfundível, dá conselhos sobre narrativa.

Como Desenhar Quadrinhos no Estilo Marvel – o título em português – ainda não tem data de lançamento e preço definidos.

Outra novidade é Quadrinhos: História Moderna de uma Arte Global, de Dan Mazur e Alexander Danner. Com mais de 300 ilustrações, o livro traça a evolução da nona arte por mais de quatro décadas e em cinco continentes, até o surgimento dos quadrinhos digitais, que podem – ou não – se transformar no futuro desta mídia.

Por fim, a editora lança Os Ignorantes, do francês Étienne Davodeau. O livro é uma espécie de documentário em quadrinhos sobre o ano inteiro que o artista passou trabalhando junto com o fabricante de vinhos Richard Leroy. A graça está no fato de que nenhum deles tinha a menor noção do trabalho do outro, e a narrativa vai descrevendo aos poucos tanto o processo de produção da bebida quanto de uma HQ. A previsão de lançamento é junho.

Comentários