banner.2bb59316417a

Em pouco tempo (esta é apenas a oitava edição), o FIQ, como ficou conhecido, se converteu no principal evento de quadrinhos do Brasil.

Mais importante que a extensa programação e o grande número de convidados – são mais de 80 nesta edição, nacionais e internacionais – a relevância do festival está na enorme quantidade de lançamentos de HQs brasileiras, independentes ou não.

Autores já consagrados ou iniciantes, de forma individual ou coletiva, elegeram o FIQ para apresentar seus trabalhos e fazer contato com leitores. Basta dar uma olhada rápida do mercado para perceber que está acontecendo, neste momento, um verdadeiro êxodo rumo a Belo Horizonte.

O jornalista Samir Naliato, do site Universo HQ, fez um trabalho heroico de catalogar todos os lançamentos programados para o evento – ou boa parte deles, pois é certo que as informações de muitos não chegaram a seu conhecimento.

Vale a pena dar uma conferida aqui.

O grau de profissionalismo dos organizadores não deixa dúvida. E isso fica ainda mais evidente com a criação da 1ª Rodada de Negócios de Quadrinhos do Brasil, apoiada pelo Sebrae-MG.

Muito comum em feiras de negócios, as rodadas organizam encontros entre vendedores (fabricantes) e compradores (lojistas).

No FIQ, serão entre artistas interessados em mostrar seus trabalhos e editoras, interessadas em publicá-los. Tudo organizado, com hora marcada e agenda definida. O sistema profissionaliza uma prática comum e informal nos eventos de quadrinhos e, por isso, garante muito mais chance de sucesso.

Neste ano, o artista homenageado é o quadrinhista Laerte Coutinho. Entre os destaques internacionais estão George Pérez, Geoff Johns e Klaus Janson.

Veja aqui a programação completa.

Veja aqui os selecionados para as rodadas de quadrinhos.

Veja aqui a lista de convidados.

SERVIÇO:
8° FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos
Data: de 13 a 17 de novembro
Horário: 9h às 19h
Local: Serraria Souza Pinto (Av. Assis Chateaubriand, 809
Floresta – Belo Horizonte/MG)
Entrada gratuita
Informações: (31) 3277-4655
Promoção: Fundação Municipal de Cultura e Prefeitura de Belo Horizonte

Comentários