hqmix_trofeu_logo

Anos atrás, quando a organização decidiu dar uma “enxugada” na premiação, os sites, blogs, revistas e programas de TV foram todos reunidos numa categoria única: Melhor Mídia de Quadrinhos.

Em 2012, o vencedor desta categoria (a revista Mundo dos Super-Heróis) foi escolhido por um novo critério: os próprios jornalistas especializados – e não todo o conjunto de votantes – é que decidiram.

Talvez por falta de tempo ou de interesse dos colegas no HQMix, neste ano não haverá prêmio para a Melhor Mídia em Quadrinhos.

De acordo com a organização, a consulta feita por e-mail aos jornalistas teve um mínimo de respostas. Por conta disso, a categoria está suspensa até o ano que vem, quando poderá ser reformulada ou até extinta.

Uma pena. Assim como os artistas e roteiristas brasileiros de quadrinhos, os jornalistas de quadrinhos fazem seu trabalho mais por amor à nona arte do que pelo retorno financeiro.

Muitos, se não todos, mantêm empregos que pagam as contas e sacrificam boa parte do tempo livre para atualizar seus blogs e sites, publicar suas revistas, produzir seus programas.

Na falta de remuneração, reconhecimento pelo trabalho é sempre bom. Agora, até isso corremos o risco de perder. E a culpa é toda nossa.

Comentários