Revista O Grito!

Papo de Quadrinho — O Grito! Blogs – Quadrinhos

As Melhores HQs de 2012 na opinião dos leitores

No início de dezembro, Papo de Quadrinho convidou seus leitores para fazer uma lista dos quadrinhos de que mais gostaram no ano.

Os participantes concorreram, por sorteio, a quatro livros em quadrinhos: Astronauta – Magnetar, Coleção Histórica Marvel – Vingadores, Eu Sou o Homem de Ferro e Sweet Tooth – Saindo da Mata.

No total, os leitores votaram em 140 diferentes títulos. O critério que definiu os vencedores foi a posição nas listas individuais, o que equivalia a uma pontuação diferente (5 pontos para o primeiro, 4 para o segundo e assim por diante).

Feitas as contas, confira as Melhores HQs de 2012 na opinião dos leitores:

1º LUGAR (107 pontos)

ASTRONAUTA-MAGNETAR (Danilo Beyruth, Panini)

Dando início à série Graphic MSP, Danilo Beyruth explora e aprofunda as características que transformaram o Astronauta num dos personagens mais queridos de Mauricio de Sousa: a ousadia e a solidão. O intrépido investigador depara-se com um evento raro no cosmos, uma magnetar, último estágio de uma estrela moribunda. Ao investigá-lo, um problema com a nave faz dele um náufrago espacial. O Astronauta vai buscar nas lembranças da infância na fazenda do avô a coragem para sair desta situação.

Leia resenha completa aqui: http://revistaogrito.com/papodequadrinho/2012/10/21/astronauta-magnetar-razao-e-sensibilidade/

2º LUGAR (65 pontos)

FACE OCULTA #1 (Gianfranco Manfredi/Goran Parlov, Panini)

Série mensal da editora italiana Bonelli que a Panini trouxe ao Brasil no final do ano. A trama é ambientada no final do século XIX, num conturbado momento político em que o expansionismo da Itália estendia seus tentáculos na direção da Etiópia. O protagonista é Ugo Pastore, jovem inteligente, audacioso e íntegro que acompanha o pai em viagem de negócios à colônia italiana no país africano. Lá, Ugo envolve-se com obscuras transações diplomáticas e entra em contato com o enigmático Face Oculta, líder político e religioso que luta contra o imperialismo na Etiópia.

3º LUGAR (52 pontos)

DAYTRIPPER (Fábio Moon e Gabriel Bá, Panini) 

A morte vive a flertar com as pessoas, mas em que momento ela vem dar seu abraço fatal? Num dia simples de brincadeira infantil? No dia em que descobrimos o verdadeiro amor? Daytripper apresenta as muitas possíveis vidas do escritor Brás Domingos e mostra que o dia mais importante da vida é o hoje, pois nunca há a certeza do amanhã.

Leia resenha completa aqui: http://revistaogrito.com/papodequadrinho/2011/12/09/daytripper-uma-viagem-so-de-ida/

4º LUGAR (48 pontos)

TEX EDIÇÃO ESPECIAL COLORIDA #1 (Mauro Boselli/Bruno Brindisi, Mythos)

O caubói mais famoso dos quadrinhos recebe a notícia de que seu parceiro Kit Carson morreu em circunstâncias misteriosas e parte para Spokane Falls em busca de justiça e vingança. A Mythos caprichou na edição em formato italiano (16 x 21 cm) e totalmente em cores. Fica a torcida dos fãs para que a editora mantenha a publicação, especialmente após o cancelamento do título Tex em Cores que republicava suas aventuras em ordem cronológica.

5º LUGAR (48 pontos)

HABIBI (Craig Thompson, Quadrinhos na Cia)

Com a peculiar sensibilidade que imprime a seus trabalhos, Craig Thompson (Retalhos) narra uma história de amor que atravessa décadas ao mesmo tempo em que traduz para os ocidentais os verdadeiros princípios da fé islâmica. Dodola e Zam, uma jovem e um bebê escravos, refugiam-se num navio em pleno deserto. Para passar o tempo, Dodola conta histórias como no conto As Mil e Uma Noites. Mas o mundo fora do refúgio é duro, e ambos acabam sucumbindo à crueldade dos homens antes que voltem a se encontrar.

Alguns esclarecimentos:

Daytripper foi lançada originalmente em 2011; porém, a edição com capa cartonada chegou às bancas apenas no início de 2012 e, portanto, é considerado um relançamento – o que é válido segundo o regulamento.

A presença de dois títulos da editora italiana Bonelli entre as melhores do ano (Face Oculta e Tex Edição Especial Colorida) é resultado de uma campanha feita pelo fórum TexBr. A ideia dos integrantes é que a boa votação das revistas garantam maior visibilidade e a manutenção de sua publicação – tanto pela Panini quanto pela Mythos. Mantido o controle para evitar fraudes e votos repetidos, o Papo de Quadrinho considera a campanha legítima e dentro do regulamento.

Tex Edição Especial Colorida e Habibi pontuaram igualmente (48 pontos). O critério de desempate adotado foi a quantidade de votos recebidos por cada título (13 contra 12, respectivamente).

Amanhã, dia 8, serão anunciados os participantes que ganharam por sorteio as quatro HQs da promoção. Fique atento!

E não deixe de conferir a lista de Melhores HQs de 2012 na opinião dos editores do Papo de Quadrinho!

Comentários

Previous

Neonomicon, de Alan Moore, é banida de biblioteca nos Estados Unidos

Next

Vencedores da Promoção Melhores HQs de 2012

8 Comments

  1. Jário Costa

    Muito legal o material da Sergio Bonelli Editore ganhando o reconhecimento merecido. E espero que o elogiadissimo Face Oculta continue firme nas bancas.

  2. Inaldo Rodrigues

    Que ótimo!!!essa é a força e união dos que curtem os fumetti,nós que fazemos parte dessa nação não devemos deixar cair a peteca.valeu!!!!

  3. Grilo

    uaaaa,
    doi fumettis, não é bincareira não.

  4. Parece que a mobilização surtiu efeito, agora é torcermos que o FACE OCULTA siga adiante vendendo e sendo a cada dia, mais e mais elogiado por tod@s.
    É uma obra de altíssimo nível, que poderá tornar-se um clássico em breve, faltando 12 edições, para isto!!

  5. Boa iniciativa do “Papo de Quadrinho”. Não pude opinar muito pois tenho muita coisa na fila para ler. Por isso nem votei. Mas acho que os finalistas fazem jus ao que lí na maioria dos lugares.

    Abc.

    Marcelo.

  6. Um resultado muito bacana, Jota!
    Mostra que o pessoal que votou no Trofeu Angelo Agostini tinha uma opinião igual a da turma daqui do “Papo”! Abracos

  7. Só posso dizer que Face Oculta é excelente e merece estar entre os escolhidos. Agora com o volume dois, vou torcer para realmente vender bem e ter longevidade.

Deixe uma resposta

Papo de Quadrinho é um blog da Revista O Grito!. Todos os direitos reservados. © 2013–2018