Revista O Grito!

Papo de Quadrinho — O Grito! Blogs – Quadrinhos

Aberta votação para o 29º Troféu Angelo Agostini

Em cumprimento a uma promessa feita no início deste ano, a mais tradicional premiação brasileira dos quadrinhos modernizou seu sistema de votação.

Nesta edição, em vez de mandar os votos por e-mail, os interessados devem preencher a cédula eletrônica no site da ACQ-ESP (clique aqui para votar).

Pelo novo sistema, a apuração será automatizada – até então, os e-mails eram impressos e contabilizados manualmente.

Apesar do avanço, não existe ainda controle dos votantes (pelo endereço IP, cadastro prévio ou número de documento) para que sejam impedidos de preencher a cédula mais de uma vez. Isso deixa margem, por exemplo, para que determinado autor possa votar em seu próprio trabalho quantas vezes quiser.

Procurada pelo Papo de Quadrinho, a ACQ-ESP reconhece a falha, mas garante que há formas contorná-la: “Votos sequenciados com intervalos de segundos são abusivos e quando constatados serão discutidos entre nós”, respondeu Fernando dos Santos, quadrinhista e um dos integrantes da Comissão Eleitoral.

“Essa é a primeira tentativa de implementar o voto eletrônico e, ano que vem, devemos inserir o registro de IP do computador”, completou o veterano Bira Dantas, também da comissão.

A organização manterá os controles existentes no antigo sistema. Serão desconsiderados, por exemplo, votos para “Mestre do Quadrinho Nacional” em profissionais que já venceram na categoria em anos anteriores, ou os votos em trabalhos que não se encaixam na respectiva categoria.

Outra mudança em relação à premiação do ano passado é que a ACQ-ESP não publicou a lista com os indicados. Os interessados devem consultar os lançamentos do ano no blog da associação, e autores poderão avisar seus leitores e pedir votos.

Os vencedores serão anunciados em janeiro; a festa de premiação acontece em fevereiro, em datas ainda a serem divulgadas.

Comentários

Previous

Fikom: Herói brasileiro dos quadrinhos ganha republicação

Next

Exterminador em Injustice: Gods Among Us

1 Comment

  1. Só para acrescentar: algumas incorreções foram publicadas no Blog da AQC (e já corrigidas) por desatenção minha (valeu pelo toque).
    Worney Almeida tem se dedicado as publicações da AQC (Picles e 100 Vezes AQC) em papel, de forma super competente.
    Teve o apoio gráfico e incondicional de Fernando dos Santos, que tem cuidado de forma brilhante do Blog da AQC, postando todos lançamentos dos Quadrinhistas que temos recebido por e-mail.
    É do Fernando o mérito da criação do Voto Eletrônico.
    Problemas acontecem, nosso esforço em saná-los é comprometido pelo número reduzido de pessoas que efetivamente se dedicam a ajudar.
    Como voce esclareceu, essa é a primeira tentativa de implementar o voto eletrônico e, ano que vem, devemos inserir o registro de “IP” do computador.
    Sobre pessoas que votam varias vezes pra tentar ganhar: realmente, um voto enviado várias vezes não pode ter o mesmo peso de um voto enviado uma única vez.
    A Comissão eleitoral (formada por mim, Worney e Fernando dos Santos) vai checar os votos. Se for necessário anular algum, o faremos.
    Foi assim nos anos anteriores.
    Seguimos sempre os critérios da votação publicados junto com a cédula:
    Quando um Mestre que já ganhou, recebe votos novamente, são anulados.
    Quando um desenhista (ou roteirista) que não publicou nada no ano, recebe votos como tal, anulamos.
    Quando uma revista é votada como melhor lançamento e já está no número 2 ou mais, não computamos.
    Grande abraço e obrigado pela força que voce sempre dá!

Deixe uma resposta

Papo de Quadrinho é um blog da Revista O Grito!. Todos os direitos reservados. © 2013–2018