Chega hoje (25) nas lojas dos Estados Unidos a tão aguardada animação Batman – The Dark Knight Returns Part 1, adaptada da antológica minissérie de 1986 escrita e desenhada por Frank Miller com arte-final de Klaus Janson.

Papo de Quadrinho teve acesso à versão brasileira do DVD, lançado pela Warner no dia 6, três semanas antes do mercado americano, e garante: os fãs não vão se decepcionar.

O desenho é uma adaptação quase literal, dentro do que se pode esperar da transposição de uma mídia para outra. Muitas cenas e diálogos foram extraídas com precisão do quadrinho original.

A questão da fidelidade é só a cereja do bolo. Independentemente dela, Batman – O Cavaleiro das Trevas Parte 1 é diversão garantida. A animação tem ritmo, trilha sonora envolvente e ótimas cenas de ação – em particular os dois confrontos entre envelhecido Homem-Morcego e o líder da gangue Mutante.

Se há algum porém, é o fato de os produtores terem cedido à onda politicamente correto. Não há cenas do Comissário Gordon fumando, por exemplo, e a fala de um entrevistado foi alterada (na HQ, ele defende que Batman vá atrás dos “bichas”).

Enquanto nos Estados Unidos os fãs terão à disposição três formatos físicos – DVD simples, DVD duplo e Blu-Ray – e o download, por aqui a animação chega apenas em DVD simples, sem encarte nem tradução dos menus.

Esta primeira parte do desenho adapta as duas edições iniciais da minissérie em quadrinhos. Fica agora a expectativa para a segunda parte, prevista para o primeiro trimestre de 2013, e que deve concentrar as cenas mais impactantes: a perseguição da polícia ao Homem-Morcego, as atrocidades do insano Coringa e o titânico embate com Superman.

Entre os extras do DVD há um sneak peek da continuação, com artes conceituais e depoimentos dos produtores. É um alívio, especialmente porque a Warner Bros. anunciou no começo de agosto o fechamento da Warner Premiere, divisão responsável pelo lançamento de todas as animações da DC desde A Morte do Superman, em 2007.

O DVD simples de Batman – O Cavaleiro das Trevas Parte 1 custa R$ 29,90.

Comentários