Revista O Grito!

Papo de Quadrinho — O Grito! Blogs – Quadrinhos

Vale o investimento: Branca dos Mortos e os Sete Zumbis

Quem lê os livros infantis ou assiste às adocicadas animações da Disney hoje em dia nem imagina que os contos de fadas e fábulas têm uma origem mais macabra.

Nascidas na tradição oral e passadas de geração para geração, estas histórias eram inventadas para incutir medo e a noção de certo e errado nas crianças – e o final nem sempre era “felizes para sempre”.

Branca dos Mortos e os Sete Zumbis, de Abu Fobiya (pseudônimo de Fabio Yabu) resgata esta origem sombria em 11 contos inéditos. O livro é o mais recente lançamento do Nerdbooks, selo editorial do portal Jovem Nerd.

Mais que adaptar as histórias para crianças, o autor toma emprestado elementos delas para criar versões recheadas de personagens vis, bruxas demoníacas e cenários assustadores.

Nesta versão, os Sete Anões são zumbis imortais saídos do próprio inferno; a magia que transforma Cinderela (aqui chamada de Cindehella, de “hell”, inferno) tem raiz no próprio Mal e a pobre órfã encontra um meio de se vingar da madrasta perversa; Rapunzel (rebatizada de Samarapunzel) é filha do demônio e o príncipe encantado não passa de um aproveitador safado.

Mas o melhor são os contos que reservam surpresas. Envolvido pela trama macabra, apenas no final o leitor descobre a que fábula a história se refere.

Em sua participação no Nerdcast de 27 de julho (O Inominável Universo de H.P. Lovecraft), Yabu relatou que a ideia do livro surgiu depois que ele assistiu ao desenho da Branca de Neve pela enésima vez na companhia do filho pequeno.

Extremamente bem escrito, cheio de ótimas figuras de linguagem, Branca dos Mortos e os Sete Zumbis oferece uma experiência de leitura agradável, divertida – pelo menos para quem é fã do gênero de terror. Em O Monstro, por exemplo, o autor chega ao requinte de emular o poema O Corvo, de Edgar Alan Poe

E para quem não está associando o nome à pessoa, Abu Fobiya – ou melhor, Fabio Yabu – é velho conhecido dos leitores de quadrinhos por seu trabalho Combo Rangers, e autor de vários livros infantis; entre eles, Princesas do Mar, que virou desenho animado.

Branca dos Mortos e os Sete Zumbis tem 240 páginas, capa dura, preço de R$ 45 e está à venda exclusivamente na Nerdstore, loja virtual do Jovem Nerd. Vale o investimento.

Comentários

Previous

Como anda a nova lei dos quadrinhos brasileiros?

Next

Nova HQ de Gustavo Duarte sai pela Quadrinhos na Cia.

2 Comments

  1. Escrevi um livro sobre zumbis chamado “O Vale dos Mortos” que será lançado em fevereiro/2013.
    Vocês não teriam interesse em publicar uma resenha sobre o livro?

    Abraços,

    Rodrigo de Oliveira

Deixe uma resposta

Papo de Quadrinho é um blog da Revista O Grito!. Todos os direitos reservados. © 2013–2018