No dia 28 de junho, foi ao ar, na Austrália, o 26º episódio da segunda temporada de Avengers: Earth’s Mightiest Heroes. Os norte-americanos ainda estão assistindo ao 14º episódio e, no Brasil, a temporada estreia neste final de semana, dia 15, às 8h30, no canal Disney XD.

O episódio exibido do outro lado do mundo marca o final de uma das melhores séries animadas da atualidade e, sem dúvida, a melhor da Marvel em décadas. No início deste mês, a divisão de Televisão da empresa anunciou que o desenho será substituído por outro em 2013, chamado de Avengers Assemble.

A série estreou em setembro de 2010 num sistema de multiplataforma, com a distribuição de 20 microepisódios de cinco minutos em sites e dispositivos móveis. Na TV, chegou em outubro do mesmo ano e cada conjunto destes pequenos trechos foi reapresentado na forma de um episódio completo apresentando um membro diferente dos Vingadores.

A partir daí, a série exibiu importantes passagens da trajetória da superquipe nos quadrinhos: a saga de Kang, de Ultron, os Mestres do Terror (com direito à invasão do quartel-general dos Vingadores), até o clímax da primeira temporada, uma magnífica batalha em Asgard, explorada nos três últimos episódios.

A segunda temporada teve início no dia 1º de abril deste ano, como parte do bloco de programação Marvel Universe do canal Disney XD. Os episódios demonstraram uma interação maior com os demais heróis da editora, apresentaram novos uniformes e exploraram inicialmente a saga Invasão Secreta.

Miss Marvel e Visão integraram a equipe, Hank Pym assumiu a identidade do Jaqueta Amarela, o Quarteto Fantástico passou a aparecer com mais frequência e até os “Novos Vingadores” (Homem-Aranha, Punho de Ferro, Máquina de Combate, Luke Cage e Wolverine) ganharam um episódio só deles. Sem falar na aparição do Caveira Vermelha, Hulk Vermelho, Doutor Destino, Surtur…

O último episódio, este que foi ao ar na Austrália, fechou a série em grande estilo. A ameaça foi ninguém menos que Galactus e, para salvar a Terra, todos os heróis que já apareceram na animação foram convocados. O final emociona.

Difícil prever como será Avengers Assemble. Teremos mais detalhes neste final de semana, no painel da Marvel Television na San Diego Comic Con, dia 14.

É bem provável que seja outra ótima animação. Tudo indica que a Marvel pegou o gosto e o jeito pra coisa. Não importa. Avengers: Earth’s Mighties Heroes vai deixar saudades. Poucas vezes se viu uma animação adaptar os quadrinhos que lhe deram origem de forma tão respeitosa.

Em tempo: este editor teve o prazer de escrever sobre a série para a edição 29 da revista Mundo dos Super-Heróis. Na época, conseguiu uma entrevista exclusiva com o produtor e principal roteirista, Chris Yost. Em homenagem ao desenho, reproduzimos aqui esta entrevista (clique no link para abrir a página).

Chris Yost

Comentários