Um dia depois de a DC anunciar que um personagem “importante” vai estrear no novo universo com orientação sexual diferente da versão tradicional – ou seja, vai virar gay -, a Marvel liberou as cenas do primeiro casamento entre homossexuais de sua história.

Em Astonishing X-Men 50, que chega às lojas dos Estados Unidos amanhã (23), Estrela Polar oficializa o pedido a seu namorado, Kyle Jinadu. Na edição 51, a ser lançada dia 20 de junho, o casamento será celebrado (veja capa acima).

Estrela Polar, atualmente na equipe mutante X-Men, foi criado em 1979 por John Byrne como membro do grupo de heróis canadenses Tropa Alfa. Numa edição histórica publicada em 1992, em meio ao debate sobre a Aids o herói assumiu publicamente a homossexualidade.

Apesar de muitos leitores terem torcido o nariz para o que parecia uma mudança radical na personalidade do personagem, Byrne revelou numa entrevista posterior que ele concebeu Estrela Polar como homossexual.

Kyle estreou nas HQs bem mais tarde, em 2009. Diferente do namorado, não tem superpoderes. Eles se conheceram por meio da irmã gêmea de Estrela Polar, a também heroína Aurora e namoram desde então.

Comentários