Revista O Grito!

Papo de Quadrinho — O Grito! Blogs – Quadrinhos

Pieces: pequenos pedaços poéticos

Sim, eu sei, estou atrasado. O primeiro número de Pieces é de 2009, por isso esta resenha soa tardia.

O fato é que já havia visto algum trabalho do ilustrador, roteirista e professor Mario Cau aqui e ali, mas só quando passei a acompanhar as experiências narrativas da HQ digital Terapia é que me dei conta do seu talento.

Por coincidência, na mesma ocasião me impressionei com a página dupla que Cau desenhou para a revista Nanquim Descartável 4,de Daniel Esteves, em que a protagonista Ju tem uma discussão onírica com o ex-namorado sobre uma estrela do mar.

Isso deu início a uma corrida atrás dos trabalhos anteriores e levou a Pieces, publicada de forma independente por meio do coletivo Quarto Mundo. Com três números lançados, o título é uma coletânea de pequenos pedaços do cotidiano e de relacionamentos, sem personagens fixos ou finais definidos e retratados com extrema sensibilidade.

Em algumas histórias, provavelmente as mais antigas, é possível notar o quanto o traço de Mario Cau naturalmente evoluiu; noutras, já se percebe o embrião de uma narrativa que coloca a arte a serviço da história. É o caso, por exemplo, da HQ muda Café da Manhã, do primeiro número, em que objetos simples – xícara, bule e cinzeiro – ganham um enquadramento inusitado e interferem na diagramação da página.

Convém ficar de olho nos próximos trabalhos deste autor, como a nova HQ que vem desenvolvendo em parceria com o roteirista Alex Mir e a própria Terapia que, segundo ele, deve ganhar versão impressa ainda neste ano.

Pieces pode ser encontrada na banca do Quarto Mundo em diversos eventos de quadrinhos. As minhas comprei no 28º Prêmio Angelo Agostini. Cada edição tem 36 páginas, capa colorida e miolo P&B, formato 14 x 21 cm e preço de R$ 6. Dá para comprar também direto com o autor pelo e-mail mariocau@gmail.com. Vale o investimento.

Comentários

Previous

Primeira imagem de Watchmen 2

Next

A volta de One Piece

2 Comments

  1. Jota, apenas complementando que as Pieces também podem ser compradas pela loja online do Petisco http://petisco.org/loja/products-page/pieces/

Deixe uma resposta

Papo de Quadrinho é um blog da Revista O Grito!. Todos os direitos reservados. © 2013–2018