Revista O Grito!

Papo de Quadrinho — O Grito! Blogs – Quadrinhos

Amapá tem evento pelo Dia do Quadrinho Nacional

Comemorado no dia 30 de janeiro – data da primeira publicação da tira As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte por Angelo Agostini, em 1869 – o Dia do Quadrinho Nacional foi instituído em 1984 pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP).

Por iniciativa de um grupo de profissionais, entre eles o professor e roteirista Ivan Carlo (também conhecido por Gian Danton), o Amapá vai comemorar a data pela primeira vez neste ano.

O 1º Encontro Amapaense de Histórias em Quadrinhos vai durar três dias, de 28 a 30, com uma programação que inclui exposição de HQs, oficinas de roteiro, desenho e criação de personagens, exibição de filmes e bate-papos com autores (veja programação completa aqui).

Talvez o mais importante do encontro seja um grupo de trabalho que vai tratar da criação de um coletivo de quadrinhos de artistas amapaenses. Iniciativas como esta têm dado um grande impulso à produção independente em São Paulo (Quarto Mundo), Minas Gerais (Pandemônio) e Bahia (Aurora Studios).

O evento acontece no Museu da Imagem e do Som de Amapá.

Em São Paulo, o Dia do Quadrinho Nacional será comemorado no dia 4 de fevereiro com o 28o Prêmio Angelo Agostini. Além da entrega dos troféus, acontecerá um debate sobre a nova lei dos quadrinhos brasileiros e lançamento de um documentário sobre a vida do veterano quadrinhista Rodolfo Zalla.

Comentários

Previous

Novo logotipo da DC

Next

Vingadores no estilo de grandes pintores

1 Comment

  1. Na próxima segunda-feira, dia 30 de janeiro, o estúdio Impacto Quadrinhos realizará uma homenagem ao Dia do Quadrinhos Nacional em sua sede do Rio de Janeiro, com exposição de artes inéditas do Mestre da Hq nacional, Julio Shimamoto. O bate-papo sobre a nona arte terá a presença de diretores de estúdios, roteiristas e artistas, entre eles Lipe Dias, Eduardo Tavarez, Mig, Carlos Patati, Ana Ricaldi e Denis Melo.

    O evento acontece das 18h às 22h230min, na sede carioca do estúdio. O endereço é Rua Gen. Polidóro, 10, Botafogo.

    A entrada é franca, mas com vagas limitadas. Para garantir seu lugar, entre em contato pelo telefone 0XX-21-2471-9547.
    Impacto Quadrinhos

Deixe uma resposta

Papo de Quadrinho é um blog da Revista O Grito!. Todos os direitos reservados. © 2013–2018