Revista O Grito!

Papo de Quadrinho — O Grito! Blogs – Quadrinhos

Veja os ganhadores do Prêmio Angelo Agostini 2011

Atualizado em 16/01: O cartunista Bira Dantas deixou comentário corrigindo o número de votos: 480; em relação aos 240 do ano passado, o aumento foi de 100%.

O resultado foi divulgado na madrugada de hoje (15), no blog da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo, entidade que promove a premiação.

Prevista para a semana passada, a apuração precisou ser adiada em razão da grande quantidade de votos – a maioria de última hora. Segundo os organizadores, foram enviadas 400 cédulas no total, quase 60% a mais que na última edição.

Veja a lista dos ganhadores do 28. Prêmio Angelo Agostini:

Melhor desenhista: Maurilio DNA

Melhor roteirista: Daniel Esteves

Melhor Cartunista: Gustavo Duarte

Melhor Lançamento: Ação Magazine

Melhor lançamento Independente: Love Hurts (Murilo)

Melhor Fanzine: Miséria

Prêmio Jayme Cortez: FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos)

Mestres do Quadrinho Nacional: Bira Dantas (Dom Quixote), Fernando Gonsales (Níquel Náusea), Lourenço Mutarelli (Quando meu pai se encontrou com o ET fazia um dia quente) e Moacir Torres (Turma do Gabi)

A votação iniciada dia 12 de dezembro é aberta a qualquer pessoa, seja ligada aos quadrinhos ou não. É comum autores fazerem campanhas via Internet pedindo votos.

A festa de premiação está marcada para dia 4 de fevereiro, no Instituto Cervantes, em São Paulo, e faz parte das comemorações do Dia do Quadrinho Nacional (30 de janeiro).

Os organizadores irão anunciar em breve a programação do evento. O que se sabe, até o momento, é que, além da entrega dos troféus, estão previstos a exibição de um documentário sobre a vida de Rodolfo Zalla, produzido por Márcio Baraldi, e um debate sobre a nova lei dos quadrinhos brasileiros.

Comentários

Previous

Restart da DC sofre primeira reformulação

Next

2012: O que vem por aí pela Zarabatana Books

7 Comments

  1. Pablo Casado

    Só 400 votos???? E isso foi 60% mais que o ano anterior???? Putz, agora entendo porque ganha gente e revistas que nunca ouvi falar… só com meus amigos do Facebook eu dobraria esse número de cédulas se fizesse campanha por lá, mas acho isso uma bruta sacanagem (lembrando que eu recebi também pedidos de votos por e-mail em algumas listas de quadrinhos….).

    • Então… e a votação é livre. Ou há problemas de divulgação ou o pessoal não se interessa mesmo pela premiação. Ano passado foram 285 votos, salvo engano.

  2. Jota, na verdade foram 480 votos. Pablo, eu não acho pouco, não. Pedir voto e’ um direito de quem quer. E’ chato, no sentido de quem pede, esperar que a outra pessoa deixe de votar em quem gostaria, para votar por amizade. Tem gente que manda ate’ cedula preenchida pra lista de amigos. Isso eu acho mau… Tem a Campanha que avisa que tal revista (ou quadrinhista) esta’ no pareo. E que o leitor pode entrar no Blog da AQC e ver a lista e escolher em quem votar. A AQC disponibiliza lista (indicativa) de lançamentos e mestres. Pedimos ajuda de todo mundo para enviar os titulos que fez, comprou ou leu. Isso eu acho OK porque a pessoa entra no Blog e tem de se interessar em votar.
    Tem a campanha de quem foi no lancamento de um Zine ou revista, gostou e quer fazer propaganda dela. Foi o que aconteceu com o Lucas da Vila (Bahia) ano passado. Todo o grupo que participou do projeto fez campanha. A revista era muito boa, os alunos dos quadrinhistas votaram em peso. A revista ganhou. E muita gente foi atras de conhecer…
    Eu ja’ fiz Campanha no ano passado. Para o Edu Vetillo e pro Dag Lemos como Mestres. O Vetillo tinha publicado uns 3 livros de Quadrinhos no ano anterior.
    http://www.fotolog.com.br/art3_xpresion/79124344
    O Dag Lemos (do tempo do Jayme Cortez) que teve escola em Campinas e publicou varias revistas de HQ, ia mudar pros EUA.
    Eu não mandei cedula pra ninguem. So’ contei a historia de cada um e falei da importancia da gente premiar quem esta’ vivo e foi importante pra HQ. Pedir votos para amigos de FB? E’ um direito de quem quiser. Eu pedi para que votassem e coloquei o endereco do Blog. O Angelo Agostini e’ a unica Premiacao que aceita votos dos leitores. Se acha pouco, peça pros quadrinhistas que vc conhece que não votaram, que votem no ano que vem. Leia o que o Gabriel Ba’ falou sobre o assunto.
    http://10paezinhos.blog.uol.com.br/arch2011-12-01_2011-12-31.html
    Eu acho que não da’ pra reclamar do resultado de uma votação se a gente não faz a nossa parte. E não e’ so’ votar. Ou criticar!

  3. Valeu, Bira. Já atualizei o post com sua informação. Abs

  4. Tenho xarás na Europa. Uns três, pelo menos. Não sabia que tinha um no Brasil. Just sayin’.

  5. Eita, Pablo, não foi vc (pelo jeito que escreveu e o conhecimento do processo achei que era vc mesmo -rs) que comentou então? Desculpa ai’! Hauhahaahahahahahahahaahah
    Como eu discordei e concordei com o Pablo Casado I, fiquei esperando que ele fizesse uma treplica aqui…
    Valeu por pintar aqui!

  6. disse:Maurício de Souza não deensha e nem escreve as HQs que publica. Portanto, ele não é um autor de fato e de direito.

Deixe uma resposta

Papo de Quadrinho é um blog da Revista O Grito!. Todos os direitos reservados. © 2013–2018