A Geração Editorial acaba de anunciar o lançamento de Príncipe de Histórias: Os Vários Mundos de Neil Gaiman, escrito por Hank Wagner, Christopher Golden e Stephen R. Bissete.

Sim, você conhece estes nomes: entre outros trabalhos com HQs, Golden foi roteirista de Buffy: The Vampire Slayer e Bissete, o artista do consagrado arco Gótico Americano na fase de Alan Moore na revista Swamp Thing. O prefácio é de outro nome ligado aos quadrinhos, Terry Pratchett.

Até para os menos iniciados, Neil Gaiman dispensa apresentações. Foi um dos grandes nomes da cultura pop nos anos 1980/1990 e, ao lado de Frank Miller e Alan Moore, responsável por elevar a nona arte a um novo patamar.

Apenas para ilustrar a influência de seu trabalho, a primeira revista a estampar o selo Vertigo, de quadrinhos adultos da DC Comics, foi Morte: O Preço da Vida, de Gaiman.

Sua série de maior sucesso, Sandman, conquistou uma legião de fãs pelo mundo todo e até hoje é considerada uma das grandes obras em quadrinhos de todos os tempos.

É difícil decifrar qual o segredo de tanto sucesso. Se fosse para arriscar algum palpite, este editor diria que foi a mistura, em doses exatas, de vários fatores: roteiros inteligentes, tramas adultas, referências a outras formas de arte – música, teatro, literatura e aos próprios quadrinhos – e o total domínio dos rumos de seu personagem. Prova disso é o último arco da série regular, Entes Queridos, para o qual convergem os principais acontecimentos das quase 70 edições anteriores.

Gaiman já se arriscou em outras áreas, como literatura e cinema. A biografia que chega agora ao Brasil reúne artigos, entrevistas, perfis de seus personagens, dados biográficos – do início da carreira como crítico de música e cinema na Inglaterra, passando pelo ingresso nos quadrinhos, o sucesso nos Estados Unidos e a diversificação de sua obra – e detalhes do seu processo criativo.

Lançado originalmente em 2008, Príncipe de Histórias: Os Vários Mundos de Neil Gaiman é dividido em 12 partes, tem 660 páginas e preço de R$ 69,90.

Comentários