Revista O Grito!

Papo de Quadrinho — O Grito! Blogs – Quadrinhos

Quadrinhos EUA: DC passa frente da Marvel em setembro

Deu a lógica. Com os 52 novos títulos de seu Restart – e o anúncio de que vários deles venderam acima das 100 mil cópias – a editora do Superman ultrapassou a Marvel em vendas no último mês.

Obviamente, os mentores de mais esta reformulação têm motivos para comemorar. Mas, se eu fosse um deles, também estaria um pouco preocupado.

Apesar de todo o estardalhaço da DC, a Marvel ainda emplacou dois de seus títulos entre os 10 mais vendidos em setembro: Fear Itself 6 e Ultimate Comics Spider-Man 1.

Além disso, não dá para considerar que foi “uma lavada”.

Se em termos de exemplares vendidos a diferença ficou acima dos cinco pontos percentuais (43% de market share para a DC e 37,9% para a Marvel), no quesito que realmente interessa – grana! – houve quase um empate técnico: 35,74% a 35,37% em faturamento, para ser bem exato.

Isto porque praticamente todos os títulos do Restart da DC custam US$ 2,99, enquanto a Marvel continua praticando o preço de US$ 3,99.

Independentemente da disputa entre as majors, o mais importante é que o Restart da DC chacoalhou o mercado. Movidos pela curiosidade, especulação ou esperança em dias melhores para os quadrinhos de super-heróis, o fato é que os leitores correram para as comics shops.

Em números de exemplares, as vendas de HQs nos Estados Unidos em setembro foi 13% maior que o mês anterior e 14% maior que no mesmo mês do ano passado – estes números não incluem as graphic novels, que por alguma razão tiveram vendas desastrosas e puxam o cômputo geral para baixo.

Para terminar, um aviso: a lista com as HQs mais vendidas no mês já está disponível; porém, como a distribuidora Diamond divulga primeiro em forma de “índice”, vamos aguardar a estimativa em número de exemplares para publicá-la.

Comentários

Previous

Tudo pronto para a Rio Comicon 2011

Next

Restart da DC: “segundo round” começa bem

2 Comments

  1. BaHalus

    E agora, um ano depois, como está o cenário Marvel vs DC? Ainda está no pau-a-pau ou a situação da DC esfriou?

    • A Marvel retomou a liderança do mercado nos últimos meses. Em maio, ficou com 38% das vendas em número de exemplares contra 37% da DC – o que é bom para esta última, já que diminuiu muito a distância entre elas. Em setembro, quando completa um ano do Restart e serão lançadas todas edições número 0, a DC deve se dar muito bem de novo.

Deixe uma resposta

Papo de Quadrinho é um blog da Revista O Grito!. Todos os direitos reservados. © 2013–2018