Você sabe o que é um Eneagrama? Nem eu sabia. Apesar de se tratar de um símbolo milenar, chegou ao Ocidente apenas no início do século 20 e acredito que ainda poucas pessoas o conheçam.

Para ajudar a suprir esta lacuna, o quadrinhista Alexandre Timmers Montandon acaba de lançar A Chave do Universo – As Nove Máscaras e o Eneagrama pelo selo BooHQ, de sua própria editora e estúdio Qualidade em Quadrinhos.

O livro foi um dos projetos selecionados pelo ProAC 2010, programa de fomento à produção de quadrinhos do Governo do Estado de São Paulo.

Por meio de uma “aula”, o Criador apresenta o Eneagrama da Personalidade a nove crianças – cada uma delas representando um arquétipo da personalidade segundo a teoria do Eneagrama.

O símbolo é formado por um círculo, um triângulo e uma figura de seis pontas chamada héxade. Cada ponto em que as figuras centrais tocam o círculo representa um dos diferentes aspectos e potencialidades do ser humano.

Obviamente que o livro de Montandon se presta a fazer, de forma lúdica, uma breve introdução ao Eneagrama. Pela própria complexidade do tema, em duas passagens o autor deixa de lado a narrativa em quadrinhos e passa para o texto corrido, a fim de detalhar melhor cada uma das “máscaras” ou aspectos das nove personalidades.

O traço de Montandon é limpo e bastante estilizado, e dá a A Chave do Universo uma cara de quadrinho para crianças – o que não bate com a complexidade do conteúdo.

A rigor, não se trata também de uma “história” em quadrinhos no sentido de narrar um acontecimento ou trama; o que o autor faz é lançar mão da linguagem sequencial para transmitir os fundamentos do Eneagrama com o suporte de imagens e diálogos.

Para quem gosta de estudar teorias de autoconhecimento o livro é um boa pedida. Parte da diversão está em tentar relacionar cada uma das nove “máscaras” consigo mesmo ou algum conhecido ou, então, estabelecer paralelos com os arquétipos utilizados por outras técnicas, como, por exemplo, astrologia, numerologia e tarô.

A Chave do Universo é muito bem editado, tem 64 páginas, formato 21 x 28 cm, capa e miolos coloridos e custa R$ 39,90.

Comentários