Depois da ótima Mundo Fantasma, a Gal Editora anuncia para as próximas semanas o lançamento de mais uma HQ antológica.

Publicada originalmente entre 1965 e 1966, no auge da Guerra do Vietnã, pela Warren Publishing, Combate Inglório (Blazing Combat) foi considerada “antiamericana” e, por isso, sofreu censura das Forças Armadas e um forte boicote dos distribuidores.

Tudo por que as histórias se passam em diversos conflitos armados – Guerra da Secessão, Primeira e Segunda Guerras Mundiais, Guerra da Coreia e do próprio Vietnã – e mostram o lado humano dos combates, aqueles momentos em que homens mostram o que têm de mais valoroso – e também de mais vil.

A maioria dos roteiros foi escrita pelo aclamado Archie Goodwin (Creepy, Eerie) e ilustrada por alguns dos grandes nomes do quadrinho americano: Alex Toth, Gene Colan, Wally Wood, Russ Heath, John Severin e Al Williamson.

Combate Inglório foi cancelada na quarta edição. O material que a Gal Editora traz com exclusividade para o Brasil foi publicado pela Fantagraphics em 2009 e reúne as 32 histórias originais, além de entrevistas com o editor James Warren e com Goodwin, uma galeria das capas originais desenhadas por Frank Frazetta e a biografia dos autores.

Na condição de revisor dos textos, este editor teve contato com o conteúdo completo de Combate Inglório e garante: é um dos melhores lançamentos do ano.

Comentários