O distrito de Serra Negra, em Bezerros, sedia de sexta (24) até domingo (26) sua primeira mostra cinematográfica. Tendo como pano de fundo uma das mais bonitas paisagens do interior do Estado, o evento apresenta a produção de curtas-metragens pernambucanos para o público do agreste, no intuito de difundir as obras audiovisuais fora do circuito comercial. Com acesso gratuito, as sessões acontecerão no anfiteatro de Serra Negra, localizado a pouco mais de 100km do Recife.

Primeira edição do Curta na Serra – Mostra de Cinema ao Ar Livre acontece de hoje até domingo.

A programação contempla os gêneros ficção, documentário, animação e experimental, organizados em panoramas temáticos que serão debatidos após a exibição. A proposta curatorial vai apresentar filmes que dialoguem com as diferentes realidades do público do interior.

Os homenageados desta edição são a atriz paraibana Zezita Matos, por sua vasta contribuição ao cinema nacional; e o artista bezerrense J. Borges, que é Patrimônio Vivo de Pernambuco e assina a identidade visual do evento.

Segundo os idealizadores do projeto Marlom Meirelles e Eva Jofilsan, por ser uma região carente em salas de cinema, este tipo de atividade possibilita a formação do olhar crítico de novos públicos, reiterando a importância de mais eventos de difusão no interior. No cerne deste debate, idealizadores de mostras e festivais serão convidados para uma Roda de Diálogos, onde o principal eixo temático será interiorização e visibilidade.

Durante os três dias de evento, o Polo de Serra Negra também contará com o Festival de Bolos, Doces, Gastronomia e Cultura, promovendo uma rodada de negócios com 42 expositores locais que irão comercializar produtos da região.

As sessões começam às 19h e após a exibição dos filmes o público poderá conferir uma programação musical inédita na região. O Som na Rural virá pela primeira vez à Bezerros, juntamente com artistas como Isabela Moraes e Flaira Ferro. As apresentações serão na Bodega de Véio, atração tradicional na cidade.

O Curta na Serra – Mostra de Cinema ao Ar Livre é uma realização da Eixo Audiovisual com a co-produção da Espiral Filmes, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bezerros e incentivo do Funcultura / Governo de Pernambuco. A programação completa pode ser conferida nas redes sociais.

http://www.facebook.com/curtanaserra

Instagram: @curtanaserra

Sem mais artigos