Cartaz de Luiz Gê para o Salão Internacional deste ano. (Divulgação).

O tradicional Salão Internacional de Humor de Piracicaba anunciou as novidades desta 44ª edição. O evento será inaugurado em 26 de agosto e irá até 12 de outubro.

Criado nos anos de chumbo como resistência à Ditadura Militar e a favor da livre expressão do povo, o Salão se tornou um centro de discussão de temas mundiais, com mais de 50 países participantes a cada ano. Neste ano, o cartaz do Salão foi criado pelo cartunista Luiz Gê, e o do Salãozinho do Humor pelo desenhista Mauricio de Sousa.

Os trabalhos vão concorrer a 10 prêmios no total de R$ 55.000. Um dos temas é criança e as inscrições estão encerradas.

Jean Mulatier, caricaturista francês, um dos mais respeitados no mundo, estará no Salão para expor os seus trabalhos. Arthuro Kemchs, do México, é um cartunista ativista de toda a América Latina e trará a exposição sobre os grandes cartunistas mexicanos. O evento traz ainda Zuleta, premiado cartunista colombiano e exibirá seu trabalho de humor ácido.

A exposição “Piracicaba Mon Amour”, com curadoria de Gualberto Costa e Daniela Baptista, conta com a participação de vários desenhistas brasileiros que homenageiam os 250 anos da cidade de Piracicaba com páginas de quadrinhos. O nome do evento vem da participação do autor francês Claude Moliterni na segunda edição do Salão nos anos 70. Ele se maravilhou com a cidade, editando, em seguida, um álbum de seu personagem Herry Chase em uma aventura em Piracicaba. Essa história também estará na exposição.

Serão cerca de 15 exposições, tanto no Engenho Central, como em outros espaços pela cidade.

O cartaz do Salãozinho foi feito por Maurício de Sousa. (Divulgação).

Feira de humor e quadrinhos

Para este ano foi criada a 1º Feira do livro de humor gráfico e quadrinhos, que terá início em setembro, nas dependências do engenho Central juntamente com a Feira Gastrocômica. Além de lançamento de livros, haverá autógrafos e palestras com participação de diversas editoras. A Feira Gastrocômica contará com food truck e temas de humor com cardápio especial para os frequentadores poderem comer e rir ao mesmo tempo. Durante esse período, o maior evento de humor do planeta, o Risadaria, também preparou uma maratona de shows de humor pelos teatros da cidade.

O Salão também conta com uma homenagem ao seu presidente, Jal Lovetro. “Trabalhamos novas ideias que neste ano estão sendo lançadas, mas que crescerão nos próximos anos. A Feira Gastrocômica e a Feira de Livros e Quadrinhos de Humor levarão um público cada vez maior ao evento que é importante para o turismo e cultura na cidade”, conta Jal.

E para as crianças também há o Salãozinho de Humor que chega ao seu 15º ano com cartaz desenhado pelo Mauricio de Sousa. As inscrições já se encerraram no final de junho, mas haverá muitas atrações para a criançada neste ano como, por exemplo, a oficina gráfica do artista Bruno Honda, que trabalha na Mauricio de Sousa Produções e é especialista em criar desenhos em material reciclado.

Sem mais artigos