“O mundo dos quadrinhos é o mundo todo”. É com esse mote que chega às lojas de quadrinhos, bancas e livrarias a Plaf, revista brasileira sobre quadrinhos com foco na produção autoral e na diversidade temática, abordando desde autores brasileiros até produções estrangeiras. A cada edição, a publicação bimestral trará reportagens, entrevistas, resenhas, matérias e HQs inéditas. O número de estreia traz um ensaio sobre a representatividade LGBT nas histórias em quadrinhos hoje. A capa é da quadrinista mineira Lu Cafaggi.

A revista tem o incentivo do Funcultura – Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado de Pernambuco. A revista nasce como uma iniciativa da Revista O Grito!, cuja cobertura de quadrinhos já apostava na produção autoral e na diversidade de gêneros/estilos. Mas a Plaf terá vida própria, com seu próprio projeto editorial e gráfico.

A Plaf nasce com a proposta de ser um veículo crítico de divulgação do atual momento da produção autoral de quadrinhos no Brasil. Editada por Carol Almeida, Dandara Palankof e Paulo Floro, a publicação espera mostrar os quadrinhos como uma arte plural e inquieta, que dialoga com questões importantes do mundo de hoje. “Queremos mostrar que a produção criativa das HQs atuais não se enquadra em um só nicho”, explica Dandara.

O Brasil vive hoje um momento prolífico nos quadrinhos, com diversas novas editoras e eventos especializados espalhados pelo país. Mas faltam publicações impressas que divulguem e comentem essa produção.

Este primeiro número traz uma entrevista com o quadrinista André Dahmer (Malvados), hoje um dos autores que melhor comentam esses tempos de instabilidade política (e emocional) do Brasil. Traz também uma análise sobre os ciclos produtivos das HQs brasileiras e seu atual cenário. Tem ainda um infográfico sobre as andanças de Tintim pelo mundo e uma coluna sobre Maria Aparecida Godoy, uma das primeiras roteiristas brasileiras a ganhar destaque no mercado editorial. “Nossa ideia é produzir uma revista que fale simultaneamente de como os quadrinhos contemporâneos dialogam com o mundo ao redor, sem esquecer a necessidade de preservar a memória da própria história das HQs”, segundo Carol.

Na Mídia: Leia a entrevista dos editores Paulo Floro e Dandara Palankof no Vitralizado

Entre os interesses da publicação está a valorização da produção pernambucana e nordestina nos quadrinhos. Neste número, a Plaf traz uma reportagem sobre a Ragu, importante publicação de quadrinhos de Recife. Criada por João Lin e Mascaro nos anos 1990, a revista trouxe inovações estéticas e experimentações na linguagem dos quadrinhos.

A revista também trará a cada edição HQs inéditas e exclusivas. Nesta edição teremos uma delicada HQ delicada de Lu Cafaggi, uma aventura da brasiliense Renata Rinaldi e uma obra poética do pernambucano João Lin. Já Raoni Assis traz, ao lado de Rodrigo Acioli, uma história sobre o Ocupe Estelita, movimento que questiona a especulação imobiliária em uma área histórica do Recife. Fechando a edição, uma sátira ao nosso atual momento político, pelo quadrinista piauiense Caio Oliveira.

A Plaf será vendida em lojas no Recife, João Pessoa, São Paulo e Curitiba, mas também poderá ser adquirida em nossa loja virtual e na loja online da Ugra Press. “Esperamos fazer a revista circular por mais lugares e instigar mais pessoas a conhecer os quadrinhos como uma arte popular. Por isso nossa preocupação desde o início em estabelecer um preço acessível para uma publicação de boa qualidade “, afirma Paulo Floro.

A Plaf #1 tem 60 páginas, tamanho 21x28cm, capa papel couché 170g com verniz, miolo papel couché 90g, grampeada e custará R$ 15.

Veja um preview da HQ de Lu Cafaggi e uma página interna com a matéria principal sobre quadrinhos LGBT.

Onde comprar a PLAF:

RECIFE:
Fênix Geek House
Rua Conselheiro Portela 665 – Espinheiro
Tel: (81) 3268-2536

Banca Guararapes
Av. Guararapes 223 – Centro
Tel: (81) 3224-5842

Bogart Café
R. Afonso Pena 96 – Santo Amaro
Tel:: (81) 3040-2243

EV Store
Rua Conselheiro Portela 417 – Espinheiro
Tel: (81) 3204-0973

JOÃO PESSOA
Comic House
Av. Nego 255 – Tambaú
Tel: (83) 3227-0656

SÃO PAULO
Ugra Press
Rua Augusta 1371 – Loja 116
Tel: (11) 3589-5459

Gibiteria
Praça Benedito Calixto 158 – 1o Andar – Pinheiros
Tel: (11) 3167-4838

CURITIBA
Itiban Comic Shop
Avenida Silva Jardim 845
Tel: (41) 3232-5367

VENDA ONLINE
Em breve divulgaremos o endereço de nossa loja online.

A PLAF NA WEB
A Plaf é uma revista impressa sobre quadrinhos. Para saber mais novidades sobre a publicação na internet acesse a nossa página no Facebook facebook.com/revistaplaf e também aqui na Revista O Grito! revistaogrito.com/plaf.

Sem mais artigos