Nesse domingo (26), os moradores de Camaragibe vão ter a oportunidade de assistir um dos mais importantes e contundentes documentários realizado no Brasil nos últimos anos. Martírio, dirigido por Vincent Carelli em parceria com Ernesto de Carvalho e Tita Soares, será exibido, às 16h, no Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, na Vila da Fábrica, dentro da programação Domingo na Vila.

Documentário mostra a luta da etnia Guarani-Kaiowá para continuar vivendo em suas terras.                                      (Foto: Divulgação)

A obra é um forte relato da violência sofrida pela etnia Guarani-Kaiowá, uma das maiores populações indígenas do Brasil e que habita as terras do centro-oeste brasileiro, entrando constantemente em conflito com as forças de repressão organizadas pelos latifundiários, pecuaristas e fazendeiros locais, que desejam dizimar os índios e tomar as terras para si.

Lançado no Brasil em abril de 2017, o documentário é vencedor de diversas premiações: Melhor Filme do Júri Popular e Prêmio Especial do Júri no 49º Festival de Brasília; Melhor Documentário na 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; Prêmio de Melhor Filme no IX Janela Internacional de Cinema do Recife e Melhor Longa-Metragem Latino-Americano no 31º Festival Internacional De Cine De Mar Del Plata, entre outras.

Como o próprio nome indica, Camaragibe, a terra dos camarás, possui forte influência indígena em sua história. Por volta do século XV, o território do município era ocupado de forma predominante por uma população ameríndia, que se distribuía em pequenas aldeias.

Logo após a exibição será realizado um debate com os presentes acerca das problemáticas levantadas no filme acerca da demarcação das terras e do extermínio dos povos indígenas. A sessão gratuita será uma oportunidade de refletir sobre esses estreitos laços históricos encarados pelos povos tradicionais.

Serviço:

Domingo na Vila

Data: Domingo – 26 de novembro – 16h

Local: Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro – Av. Dr. Pierre Collier, 440, Vila da Fábrica – Camaragibe

Classificação Livre

Entrada gratuita

Sem mais artigos