Cumbe, HQ de Marcelo D’Salete, vai ganhar relançamento pela editora Veneta. Lançado originalmente em 2014, o livro conta a luta dos negros no período colonial do Brasil contra a escravidão. O autor trouxe de forma inovadora o ponto de vista das pessoas escravizadas e como elas resistiram à violência do período.

D’Salete traz ainda uma impressionante pesquisa que resgatou a fala e expressões do período. O nome “Cumbe”, que batiza a obra, é rica em sentidos e pode significar o sol, o dia, a luz, mas também uma maneira de compreender o mundo. É também uma palavra para “quilombo”.

Esta segunda edição da obra traz desenhos inéditos e um novo posfácio do autor. A obra entrou em nossa lista de melhores HQs de 2014. Também fizemos uma entrevista com D’Salete por conta do lançamento à época. Cumbe ainda ganhou edições em inglês pela Fantagraphics, em francês pela Ça et La e também em Portugal, pela Polvo.

No ano passado Marcelo D’Salete lançou Angola Janga, um poderoso registro histórico em quadrinhos que conta a saga do Quilombo dos Palmares, o maior do Brasil.

A nova edição de Cumbe custa R$ 54,90 e será lançada ainda este mês.

Um trecho da edição brasileira. (Divulgação.)

Sem mais artigos