Foto: Renan Lima.

Cluster, evento multicultural que reúne moda, gastronomia, artes visuais, design e música, chega ao Recife. A ideia teve início no Rio de Janeiro, onde acontece bimestralmente com público total acumulado de 80 mil pessoas em 22 edições desde 2012. Para esse ano, estão previstas quatro edições no Rio e três em Belo Horizonte. A estreia no Recife acontece 20 de agosto e já estão selecionando novas marcas e chefs, basta mandar o seu material para cadastro@ocluster.com.br.

Desde o início do projeto, o Cluster já reuniu cerca de 300 novas marcas e 50 novos chefes ao mercado e à imprensa. “Sou estilista de formação e sempre trabalhei com moda, em 2008 comecei a perceber que era preciso de um espaço que unisse varias marcas num só lugar dessa forma criei O Cluster”, diz Carolina Herszenhut, idealizadora e diretora, à Revista O Grito!.

A chegada ao Recife reflete a um movimento de ebulição na economia criativa local. “Existe um crescimento da economia criativa em todo Brasil, e isso inclui Recife, ainda mais pela cidade ser berço de uma série de manifestações artísticas e culturais”, diz Carolina. “Escolhemos a cidade pois há muito tempo estamos querendo ir para o Nordeste. E minha irmã mora em Olinda o que possibilitou uma série de conexões na cidade. E junto disso ganhamos um edital com uma parceira local para realização de um seminários de moda e empreendedorismo no mesmo fim de semana.”

A versão no Recife será “pocket”, mas com tudo o que traz o Cluster no Rio, com mercado de moda e gastronomia, performances artísticas e musicais, Djs e exposição.

O Cluster conta com uma revista digital que publica matérias sobre o universo criativo no Brasil e no mundo. Em 2016 O Cluster lançou um livro, Guia O Cluster Cem Criativos Cariocas que está em livrarias no Rio de Janeiro e online.

Sem mais artigos