A programação do Carnaval do Recife foi divulgada nesta terça (9). Serão duas mil apresentações distribuídas em 43 polos, com 99% de artistas pernambucanos. Os homenageados serão Jota Michiles e Nena Queiroga. Entre as atrações nacionais estão Fafá de Belém, Monobloco, Fundo de Quintal e Gaby Amarantos.

As atrações do Rec-Beat, que também faz parte do Carnaval do Recife, ainda serão anunciadas. Segundo a Prefeitura R$ 26 milhões de Reais serão investidos, sendo R$ 7 milhões oriundos da captação de recursos da iniciativa privada.

No Marco Zero, palco principal da festa, irão se apresentar Lenine, Fafá de Belém, Paralamas do Sucesso e Gaby Amarantos no sábado (10). No domingo (11), o samba desembarca na terra do frevo e traz ao palco nomes como Monobloco e Fundo de Quintal. Na segunda (11), o bairro do Recife com a presença de Devotos, Natiruts, Skank e Nando Reis. O tradicional encerramento, na terça de Carnaval (13), será comandado pelo orquestrão, que fará a despedida com o melhor do frevo, entoado por Maestro Forró, Almir Rouche, Elba Ramalho e Alceu Valença.

Entre os nomes locais que se apresentam no Carnaval estão: Antônio Nóbrega, Antúlio Madureira, Banda de Pau e Corda, Cascabulho, Café Preto, Cibele do Cavaco, Família Salustiano, Getúlio Cavalcanti, Maestros Duda, Edson Rodrigues, Formiga, e Forró, Mundo Livre, Nação Zumbi, Orquestra Contemporânea de Olinda e César Michiles, entre outros.

As atrações dos polos descentralizados também trazem artistas nacionais. No dia 11, a partir das 20h, Fafá de Belém levará sua alegria para o Cordeiro. No mesmo dia, Nando Reis se apresenta na Lagoa do Araçá, às 22h20, e Luiza Possi sobe ao palco de Brasília Teimosa, às 20h. O pop do Jota Quest vai embalar o público de Campo Grande, no dia 12, também às 20h. No mesmo dia 12, Antônio Nóbrega se apresenta na Lagoa do Araçá, a partir das 20h, e Gaby Amarantos chega ao Ibura, às 22h40. O Nação Zumbi tem shows marcados nos dias 11 e 12, nos polos de Brasília Teimosa e Várzea, às 22h20 em ambos.

“Cartuns”
A decoração deste ano será inspirada em cartuns e quadrinhos. A curadoria é feita pelo Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco (SIHGPE) e a missão de vestir o Recife ficou a cargo de nove cartunistas locais: Samuca, João Lin, Greg, Ronaldo, Lailson, Ana Blue, Clériston, Mascaro e Flavão. A nobre missão dessa turma é transformar os elementos característicos da folia da capital pernambucana na identidade visual do Carnaval do Recife. Para dialogar com a decoração, o Bairro do Recife irá sediar a ação ‘De Cara na Folia’, que consiste em estações de caricaturas ao vivo para foliões e turistas.

Veja a programação completa no site.

Sem mais artigos