Foto: Reprodução/Wallpaper2020.com.

Foto: Reprodução/Wallpaper2020.com.

Atualizado às 10h56, 10 de fevereiro de 2015.

O sucesso das adaptações de super-heróis dos quadrinhos para o cinema é um dos fenômenos recentes da cultura pop mais rentáveis. Após alguns sucessos pontuais, essas produções se transformaram em fenômeno de massa com fãs que vão além dos exigentes leitores de HQs. Quem começou esse novo momento foi X-Men (2000), de Bryan Singer, que serviu como prova de que um blockbuster de heróis nas telonas poderia ter personalidade própria. Em seguida, diversas outras experiências mostraram que é possível experimentar, trabalhar gêneros diversos e até tentar alguma pretensão autoral, como foi o caso da trilogia Batman – O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan.

Agora, os dois maiores estúdios do gênero “super-heróis nos cinemas”, a Marvel e a Warner, anunciaram seus longas para os próximos anos. Serão ao menos 31 filmes até 2020. Sony e Fox, que possuem direitos de alguns personagens da Marvel Comics também aproveitaram o bom momento e divulgaram seus novos filmes.

A lista é extensa e mostra como a indústria está apostando nos heróis como forma de ganhar fôlego e sustentabilidade. Só a Marvel já arrecadou mais de 7 bilhões de dólares com seus filmes, superando franquias até então poderosas, como Harry Potter e O Senhor dos Anéis. A Revista O Grito! fez uma lista com todos os filmes já anunciados de adaptações de heróis nas telonas. Iremos atualizar assim que novas produções forem sendo anunciadas. Vamos ao calendário, dividido por ano e estúdio.

2015

marvel
30 de abril
Os Vingadores 2 – A Era de Ultron (Marvel)

O segundo filme dos Vingadores inaugura uma nova fase no universo cinematográfico da Marvel e mostra como a editora conseguiu tornar coeso seu multiverso nas telonas. A produção vai mostrar o vilão Ultron, criado como uma arma poderosa a serviço da população, mas que acaba se voltando contra todos. Os heróis então se juntam para tentar derrotar este inimigo, um dos mais conhecidos do super-grupo. O filme traz dois personagens icônicos dos Vingadores nos quadrinhos, mas que tinham sido esquecidos até agora, os irmãos gêmeos Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) e Mercúrio (Aaron-Taylor Johnson). A direção será mais uma vez de Joss Whedon e deverá trazer o equilíbrio de humor, ação, ficção científica e aventura como foi o primeiro filme. O tom será o mesmo: muita cor, efeitos especiais e o velho momento “destruição total” a céu aberto. O elenco trará de volta Robert Downey, Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Hulk), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Samuel L. Jackson (Nick Fury) e Cobie Smulders (Maria Hill).

Saiu o primeiro trailer:

homem

16 de julho
Homem-Formiga (Marvel)

Personagem pouco conhecido para quem não é iniciado nos quadrinhos, o Homem-Formiga é um herói interessante quando bem trabalhado por bons roteiristas. Ele tem o poder de aumentar de tamanho bem como ficar diminuto como um inseto. A Marvel já provou que consegue convencer o público com um nome desconhecido como foi o caso de Guardiões da Galáxia. Quem estrela a produção é Paul Rudd, que interpreta Scott Lang. Ele atua como o herói ao lado de seu mentor, Dr. Hank Pym, vivido por Michael Douglas. Ainda estão no elenco Evangeline Lilly, Michael Peña, Corey Stoll e o rapper T.I.. A direção é de Peyton Reed, que fez Sim Senhor (2008)

F4-Cast

6 de agosto
Quarteto Fantástico (Fox)

A Fox decidiu “resetar” a franquia do Quarteto Fantástico nos cinemas depois de dois filmes não muito queridos pelos fãs (2005 e 2007). A estratégia agora é “rejuvenescer” os personagens chamando os atores Miles Teller, Kate Mara, Michael B. Jordan e Jamie Bell para viver os protagonista Sr. Fantástico, Mulher Invisível, Coisa e Tocha Humana. Pouco foi revelado da trama, mas essa nova proposta mostra que a Fox está apostando na franquia. Outra boa expectativa é em relação à direção, assinada por Josh Trank, também bem jovem. Com apenas 29 anos, o diretor fez o elogiado Poder Sem Limites, que mostra pessoas comuns lidando com super-poderes. Ele parece o nome ideal para dar uma nova chance cinematográfica à família de super-heróis mais famosa do mundo.

2016

deadpool

11 de fevereiro
Deadpool (Fox)

A Fox resolveu fazer um filme com o personagem mais controverso da Marvel. Há quem ame e quem odeie Deadpool. Aqui no Brasil ele possui fãs ferrenhos que o colocam como uma criação “genial” dentro do escopo dos super-heróis (ou anti-heróis, como queiram). Mas há quem ache que ele é superestimado, uma válvula de escape de roteiristas para histórias com ultraviolência e humor negro. O que sabemos da produção até aqui é que os criadores do personagem Rob Liefeld e Fabian Nicieza serão os roteiristas. Ryan Reynolds (que já foi o Lanterna Verde em um dos piores filmes já feitos) viverá o protagonista.

24 de março
Batman Vs Superman – Alvorecer da Justiça (Warner)

Projeto mais ambicioso da Warner, este é o filme que inicia uma nova e empolgante fase no multiverso DC nos cinemas. Continuação direta de Homem de Aço (2012), a produção terá como missão unir personagens famosos da DC Comics em uma mesma linha de tempo. A ideia é preparar o terreno para o primeiro filme da Liga da Justiça na tela grande, um feito que os fãs esperam por décadas. Antes tido como algo quase impossível, foi necessário que a rival Marvel Comics provasse com os Vingadores que um blockbuster de um super-grupo de heróis com colants funcionava bem na tela. Batman Vs Superman vai reunir Ben Affleck e Henry Cavill como os protagonistas do título e ainda apresenta a atriz Gal Godot como Mulher-Maravilha. O diretor é Zack Snyder, que dará o tom para as demais produções do estúdio, ou seja: cores escuras, pouco espaço para o humor e muita ação.

capitão-américa-31

6 de maio
Capitão América – Guerra Civil (Marvel)

Uma das melhores sagas recentes da Marvel Comics será adaptada aos cinemas. Neste terceiro longa do Capitão América o vilão será ninguém menos que o Homem de Ferro. Sim, você leu direito. Criada pelo roteirista Mark Millar, a trama mostra uma divisão dos heróis Marvel em relação à lei de registro de meta-humanos pelo Governo dos EUA. O principal apoiador da medida é Tony Stark. Defensor da liberdade, Steve Rogers/Capitão América decide formar uma milícia contra a lei. Não foram divulgados detalhes da trama, mas Chris Evans e Robert Downey Jr. já estão confirmados no elenco.

X-Men-Apocalypse-Movie-Writers-570x294

26 de maio
X-Men: Apocalypse (Fox)

Os X-Men vivem uma ótima fase nos cinemas. Responsáveis por revitalizar o gênero das adaptações dos quadrinhos de heróis nas telonas eles emplacaram uma nova franquia com Michael Fassbender e James McAvoy após uma trilogia bem-sucedida estrelada por Hugh Jackman e Halle Berry. Depois de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, que uniu a velha e a nova geração de atores, eles levarão aos cinemas um dos maiores vilões do grupo, Apocalipse, tido como o primeiro mutante a pisar na Terra. A trama não foi revelada, mas Bryan Singer atuará mais uma vez como diretor.

Suicide-Squad-DC-Movie-Update

4 de agosto
Esquadrão Suicida (Warner)

Outro filme que era bastante improvável há alguns anos. O Esquadrão Suicida é um grupo formado por anti-heróis da DC Comics e é pouco conhecido até mesmo para quem é leitor de quadrinhos da DC. Margot Robbie, Will Smith e Tom Hardy são nomes cotados para o elenco. A direção será de David Ayer, o mesmo de Os Reis da Rua (2008).

Doctor-Strange-Sorceror-Supreme-Comic

3 de novembro
Doutor Estranho (Marvel)

O maior personagem místico da Marvel também terá sua chance nos cinemas. A história vai mostrar a vida do Doutor Stephen Strange, um cirurgião brilhante, mas arrogante que tem sua carreira destruída. Ele encontra um mestre feiticeiro que o escolhe para ser iniciado nas artes mágicas. Joaquim Phoenix era nome cotado para viver o herói, mas acabou abandonando o projeto. Agora, um nome dado como certo é o de Benedict Cumberbatch (Sherlock), o que será perfeito.

spiderman_sure_pisses_off_alot_of_green_guys_by_nebezial-d4ni8lv

10 de novembro
Sexteto Sinistro (Sony)

O Sexteto Sinistro é um super-grupo formado pelos maiores vilões do Homem-Aranha: Abutre, Duende Verde, Electro, Dr. Octopus, Lagarto e Rino. Este é um projeto audacioso da Sony em ampliar o universo do personagem nos cinemas, como fez a Fox ao fazer filmes de Wolverine. Drew Goddard, de O Segredo da Cabana, será o diretor.

2017

wolverine

2 de março
Wolverine 3 (Fox)

Filme de Wolverine, está comprovado, é garantia de sucesso de público. Aqui, Hugh Jackman vive novamente o personagem que o revelou ao mundo. A trama ainda não foi revelada, mas já sabemos que James Mangold será novamente o diretor, ele que assinou os dois anteriores, X-Men Origens: Wolverine e Wolverine: Imortal.

guardioes3

4 de maio
Guardiões da Galáxia 2 (Marvel)

James Gunn traz a segunda história do grupo de anti-heróis intergaláticos da Marvel. O diretor deverá apostar mais uma vez no tom pop e divertido povoado de seres estranhos e aliens como foi o primeiro longa. Grata surpresa no universo de adaptações dos quadrinhos de super-heróis, Guardiões abriu novas possibilidades – e não apenas para a Marvel. Um rumor forte é que o vilão Thanos tenha uma maior participação desta vez.

gal godot

22 de junho
Mulher-Maravilha (Warner)

Esta será a primeira aventura solo da Mulher-Maravilha, interpretada por Gal Gadot, que ganhará sua primeira aparição em Batman v Superman. Michael Goldenberg e Matthew Jennison estão fazendo o roteiro. O diretor ainda não foi anunciado.

marvel_66993

06 de julho (nova data)
Pantera Negra (Marvel)

Um dos primeiros heróis negros da Marvel, o Pantera Negra traz elementos da cultura africana, como mitos e lendas. A história se passa em um país fictício chamado Wakanda. Chadwick Boseman será o protagonista.

quarteto

13 de julho
Quarteto Fantástico 2 (Fox)

A Fox já anunciou o segundo filme do “reboot” do Quarteto Fantástico, estrelado pelo novo elenco Miles Teller, Kate Mara, Michael B. Jordan e Jamie Bell.

28 de julho
Filme do Homem-Aranha (sem título) (Sony e Marvel Studios)

Após acordo, Marvel e Sony irão produzir juntas uma nova franquia do herói.

thor

03 de novembro (nova data)
Thor 3 – Ragnarok (Marvel)

Thor terá que lidar com o fim do mundo neste terceiro longa do personagem. O ator Chris Hemsworth vive o herói mais uma vez nesta fase 3 de filmes da Marvel. Tom Hiddleston, que interpretou Loki, o meio-irmão maligno de Thor, foi confirmado no elenco.

liga-da-justica

16 de novembro
Liga da Justiça – Parte 1 (Warner)

O aguardado primeiro filme da Liga da Justiça vai reunir atores que ganharam filmes solo com seus personagens, como é o caso de Henry Cavill (Superman) e Mulher-Maravilha (Gal Godot) e Ben Affleck, que apareceu em Batman Vs Superman, aqui repetindo seu papel do Homem-Morcego. Aquaman, Lanterna Verde e Flash também estão escalados.

Sem data
Personagem feminina do universo do Homem-Aranha (Sony)
Venom: Carnage (Sony)

Ainda na proposta de expandir o universo do Homem-Aranha, a Sony deve lançar dois novos filmes relacionados ao personagem. Um deles será estrelado por uma mulher. Rumores indicam que a Mulher-Aranha deve ganhar um filme só seu. No entanto, também é possível que a produção seja focada na Gata Negra, muito querida pelos fãs. Já Venom: Carnage vai contar a origem de um dos vilões mais conhecidos do herói. As produções não tiveram datas divulgadas.

Sem data
Batman Lego

Os videogames da Lego estrelado por heróis Marvel e DC fazem sucesso. E após o primeiro longa da Lego ter recebido elogios dos fãs e da crítica, a Warner deve apostar em um longa baseado no Batman. Ainda não há muitos detalhes sobre a produção.

2018

22 de março
The Flash (Warner)

Ezra Miller, revelado no filme Precisamos Falar Sobre O Kevin, será o Flash desta geração. O ator foi apontado como o primeiro ator assumidamente “queer” a estrelar um longa de super-herói. Geoff Johns, nome forte no universo DC é o roteirista.

3 de maio
Os Vingadores – Guerra Infinita Parte 1 (Marvel)

No terceiro filme dos Vingadores, a saga escolhida foi Guerra Infinita, uma das maiores histórias interplanetárias dos quadrinhos Marvel. A esta altura, já sabemos que a Marvel Studios tem expertise suficiente para algo tão grandioso.

12 de julho
Filme sem título dos X-Men (Fox)

Ainda há bem pouco a dizer sobre o novo longa dos X-Men, mas acredita-se que será uma nova adaptação de alguma grande saga dos Mutantes nos quadrinhos.

1243941_capita-marvel

aquaman

26 de julho
Aquaman (Warner)

O ator de Game Of Thrones, Jason Momoa, foi o escolhido para interpretar o herói Atlante da DC Comics. O filme vai falar da origem do personagem no lendário reino submerso de Atlântida. É sabido também que o herói fará parte da formação da Liga da Justiça que irá aos cinemas.

2 de novembro (nova data)
Capitã Marvel (Marvel)

Heroína conhecida nas HQs, a Capitã Marvel vai cumprir um grande feito nos cinemas: será a primeira mulher a protagonizar um longa da Marvel. Aventura trata de Carol Danvers, uma agente da CIA que tem contato com uma raça alienígena e ganha poderes sobre-humanos.

inumanos

12 de julho (nova data)
Inumanos (Marvel)

Grupo cult da Marvel, esta é outra aposta que pode surpreender. A história fala sobre uma raça descendente de humanos comuns. Os Inumanos são formados por Gorgon, Medusa, Raio Negro, Karnak, Triton, entre outros.

2019

shazam

4 de abril
Shazam (Warner)

Herói clássico bastante popular no Brasil, mas pouco lido, o Capitão Marvel terá sua vez nos cinemas. Na trama, Billy Batson, o super-herói detentor dos poderes de Shazam, enfrenta o arqui-inimigo Adão Negro. Dwayne Johnson foi chamado para viver o herói.

vingadores_home

2 de maio
Os Vingadores – Guerra Infinita Parte 2 (Warner)

A Marvel encerra aqui a sua Fase 3 nos cinemas com a conclusão da mega-saga planetária dos Vingadores. Joss Whedon é cotado mais uma vez como diretor.

liga-da-justica

13 de junho
Liga da Justiça – Parte 2 (Warner)

Ainda com poucas informações, os filmes da Liga da Justiça estão sendo aguardados apenas pelo feito histórico de colocar tantos personagens icônicos na tela grande.

2020

ciborgue

2 de abril
Ciborgue (Warner)

Mais um herói da Liga da Justiça que terá seu próprio filme. O Ciborgue terá sua origem contada nos cinemas. O ator Ray Fisher foi escolhido para o papel.

universo-cinematico-dc-filmes-anunciados-09

18 de junho
Lanterna Verde (Warner)

Depois do fiasco que foi o primeiro longa do Lanterna Verde nos cinemas, a Warner aposta em uma nova aventura do herói como último dos longas de seu multiverso nos cinemas. O ator que irá interpretar o herói intergalático da DC ainda não foi revelado.

Segue a lista completa:

2015
30 de abril: Os Vingadores 2 – A Era de Ultron (Marvel)
16 de julho: Homem-Formiga (Marvel)
6 de agosto: Quarteto Fantástico (Fox)

2016
11 de fevereiro: Deadpool (Fox)
24 de março: Batman Vs Superman – Alvorecer da Justiça (Warner)
5 de maio: Capitão América – Guerra Civil (Marvel)
26 de maio: X-Men: Apocalypse (Fox)
4 de agosto: Esquadrão Suicida (Marvel)
3 de novembro: Doutor Estranho (Marvel)
10 de novembro: Sexteto Sinistro (Sony)

2017
2 de março: Wolverine 3 (Fox)
4 de maio: Guardiões da Galáxia 2 (Marvel)
22 de junho: Mulher-Maravilha (Warner)
13 de julho: Quarteto Fantástico 2 (Fox)
28 de julho: Filme do Homem-Aranha sem título (Sony e Marvel)
03 de novembro: Thor 3 – Ragnarok (Marvel)
16 de novembro: Liga da Justiça – Parte 1 (Warner)
Sem data
Personagem feminina do universo do Homem-Aranha (Sony)
Venom: Carnage (Sony)

2018
22 de março: The Flash (Warner)
3 de maio: Os Vingadores – Guerra Infinita Parte 1 (Marvel)
3 de julho: Pantera Negra (Marvel)
12 de julho: Filme sem título dos X-Men (Fox)
12 de julho: Inumanos (Marvel)
26 de julho: Aquaman (Warner)
2 de novembro: Capitã Marvel (Marvel)
Sem data: Espetacular Homem-Aranha 3

2019
4 de abril: Shazam (Warner)
2 de maio: Os Vingadores – Guerra Infinita Parte 2 (Warner)
13 de junho: Liga da Justiça – Parte 2 (Warner)

2020
2 de abril: Ciborgue (Warner)
18 de junho: Lanterna Verde (Warner)

Sem mais artigos