Baile de Favela leva nomes da cultura Hip Hop e BregaFunk para o Catamaran nessa sexta (25). KL Jay (Racionais MCs) e Vandal de Verdade são as principais atrações do Baile que tem como principal proposta fortalecer e promover o intercâmbio de artistas periféricos.

O evento, organizado pela produtora independente 9k, reúne o que há de mais novo na cena Rap/Brega/Funk da Região Metropolitana e traz ainda os grupos FemiGang, os DJs 9Kilates e MCs da nova safra do rap pernambucano.

Leia Mais
Um perfil de Diomedes Chinaski, rapper que quer mudar panorama do rap BR

Kleber Simões, o KL Jay do mais importante grupo de rap brasileiro, os Racionais, vem ao Recife apresentar o seu set com um repertório de originais do Hip Hop que já é uma marca do seu trabalho como o DJ Easy Lee, do Kool Moe Dee, sua maior influência. O DJ é o responsável pelas “batidas” de músicas que marcaram a geração dos anos 90 como “Pânico na Zona Sul”, “Tempos difíceis” e “Mágico de Oz”, do Racionais MC’s. Em 2003, lançou o seu primeiro álbum solo, KL Jay Na Batida – Vol III e, em 2008, o Fita Mixada – Rotação 33, ambos com participações especiais de outros artistas.

Vandal de Verdade, de Salvador, vem ao Baile. (Divulgação).

Vandal de Verdade é o nome do MC soteropolitano que vem ganhando destaque na cena rap nacional desde que lançou a mix tape TIPOLAZVEGAZH MIXTAPEH, no final de 2015. Suas vertentes são amplas e os pilares musicais trazem a presença de influências como Bass Music, Drill e Grime. Tudo mesclado a estilos regionais fazendo rap com uma proposta contemporânea e conectada com a produção preta e periférica. “Estou muito feliz por estar no Recife pela primeira vez, em contato com a música que é feita nas trincheiras da cidade representada pela bregafunk e do rap dentro de um contexto realmente periférico”, diz o MC, que usa seu trabalho como ponte para acessar as comunidades das cidades por onde passa, reafirmando o seu perfil artístico de estar, de fortalecer e dialogar com as massas.

A produção feminina será muito bem representada pelo grupo FemiGang. As MCs Maria Helena, Maria Luísa, Adelaide Santos e DJ Themonia se reuniram em 2017 e desde então vem ganhando notoriedade na cena underground recifense tendo se apresentado em espaços como a Galeria Arvoredo, considerada “o solo sagrado do rap” na cidade. Integrantes do Recital Boca no Trombone, de Água Fria (Zona Norte), em março deste ano, as MCs, que tratam de questões raciais e do empoderamento feminino em suas letras, lançaram o primeiro videoclipe oficial, “40 LÍRICA” e, mais recentemente, “Naipe Valesca”.

Óaraf, Mariá, HTTP e Ojuara integram o time de Djs da 9kilates que também compõem a programação da noite. Com um set que bebe no que há de mais novo e visceral na cena Brega passando pelo “Funk de galera” e o BregaFunk, o quarteto vai embrasar a festa com um set que revela nomes da cena local e periférica. Dentro da proposta de fortalecimento dos artistas da cidade, o Baile de Favela também vai contar com shows da nova safra MCs pernambucanos da cena locais como, Schnneider, Biggie N. e DJ Brisa.

Ingressos por R$ 30 à venda na Banca Roots – Avenida Conde da Boa Vista (Ao lado das lojas Americanas), Hellcife Ink Shop – Rua Cleto Campelo, 44 Edf Continental 3°andar sala 306 (Ao lado dos correios da Guararapes), OnzeOnze Tattoo Shop – Rua Praça Machado de Assis, 63 Loja 1 (Próximo ao cinema São Luiz).

Sem mais artigos