Foto: Rodolfo Magalhães/Divulgação.

Foto: Rodolfo Magalhães/Divulgação.

O Guarda-Chuva de

Por Iara Lima

Resisti bravamente a escrever sobre Matéria Estelar, sucessor de Voilà (2010) da cantora paulistana Rhaissa Bittar, e que acaba de ser anunciado como segundo lugar nos melhores discos de 2014 pelo ‘Melhores da Música Brasileira’. Resisti por que Rhaissa é minha amiga pessoal e minha casa é sempre pouso seguro da cantora quando aparece para divulgar a sua obra e se apaixonar mais ainda pelo Recife, então tudo pode parecer mais do que suspeito. Mas, às vésperas de Carnaval, eis que ela lança o vídeo-letra da canção ‘O Guarda-chuva’, que é um… frevo.

Leia Mais: O que aprendi
O Lixo nos Canais, o doc
O templo e o tempero de Caldácio da Saudade
Black Messiah
Carnaval
Guia pop do Carnaval do Recife
O frevo é foda: as melhores canções do gênero

Melhor, não se trata de um frevo, mas um frevo inédito com maestro Spok e sua orquestra. E do que se trata? O disco Matéria Estelar é uma série de apólogos, em que instrumentos são os personagens nas histórias. No caso do guarda-chuva, seu sonho era se transformar em personagem da Broadway, mas termina sendo abençoado por uma estrela que cai do céu sob formato de lantejoula e que o transforma em sombrinha de frevo.

A direção de arte é do artista Jum Nakao e o disco inteiro – cujas composições são do genial Daniel Galli – é uma delícia: denso, dramático e com arranjos muito elaborados. No caso do “Guarda-Chuva”, Dani teve a ‘ousadia’ de criar um frevo-canção para Rhaissa e chamou Spok e sua Frevo Orquestra pra registrar a música. O resultado: uma explosão de cacofonias deliciosamente musicais que ficam bastante ressaltadas na vídeo-letra.

Ei, caso haja algum preconceito aí, desarme-se: Daniel e Rhaissa mandaram muito bem no frevo, com direito a referências ao Galo da Madrugada, a gírias mais do que locais e abraçando o espírito da nossa folia de Momo. Some-se a isso, a Spok Frevo Orquestra e temos um sopro de vivacidade e energia sob o formato do mais pernambucano dos ritmos. Ah, e a moça desembarca no Recife esta semana para curtir o Carnaval. À boca miúda, há quem diga que ela vai subir no trio de Nena Queiroga no Galo da Madrugada pra homenagear o seu Guarda-chuva. Será?

Sem mais artigos